BASTIDORES

BASTIDORES: A mudança



POR...

muitos anos as regras eleitorais permitiram aos partidos políticos a prática das chamadas coligações na disputa proporcional. A reforma de 2017 mudou o jogo.

A MUDANÇA...

por força de Emenda Constitucional, determina agora que os candidatos a vereança só poderão concorrer a uma cadeira na Câmara Municipal em chapa única dentro do partido. Junção de várias legendas para fazer chapa, acabou.

O CICLO...

da excrescência que permitia a eleição de um candidato com pífia votação, puxado por campeões de votos, fechou-se. Agora o postulante ao cargo de vereador tem que ter luz própria, e contar com seus próprios votos.

EM...

Fernandópolis os três grupos que estão na disputa para prefeito, lançaram cerca de 160 candidatos – um aumento de 23%, em relação aos 130 da eleição passada - em busca de uma das 13 cadeiras do legislativo fernandopolense. Só chegarão lá os mais votados, sem chances para os “garupeiros”.

NA...

ferrenha disputa por uma vaga, quem está no exercício do cargo, fica em situação um tanto confortável. Dispõe de contato mais fácil pelo caminho aberto em razão do atendimento ao público durante o mandato. Em contrapartida  têm as cobranças, a prestação de contas cara a cara com o leitor.

AS CANDIDATURAS...

novas, têm entre os desafios a competição forte dos atuais detentores dos cargos. Basta dizer que dos atuais vereadores -13 no total – 12 querem renovar seus mandatos, e estão em campanha permanente. Em tese - pelo histórico das renovações de cadeiras a cada quatro anos -   sobra  apenas a metade das vagas aos demais concorrentes.

NOTA...

de esclarecimento, enviada pela família Bim. “Levando em consideração a informação veiculada no último dia 19, na coluna Bastidores, de que ‘na família Bim também teve racha. O filho Kiko Bim defendeu coligação com Pessuto, mas pesou as diferenças com o grupo do atual prefeito’, venho a público esclarecer que: 1º - Não há e nunca houve ‘racha’ na família Bim”.

E CONTINUA...

“nos orgulhamos de sermos uma família unida em todos os sentidos, inclusive quando o assunto é defender os interesses de nossa cidade. 2º - Não sabemos de onde saiu a informação de que o Kiko teria defendido coligação com o atual prefeito. Isso nunca aconteceu e sequer chegou a ser debatido, em que pese as inúmeras tentativas fracassadas deles de aproximação. 3º - Seguimos firmes no propósito de fazer o melhor por nossa cidade e acreditamos que não há opção melhor do que a composição que fizemos com o Henri Dias. Obrigado!”.

A COLUNA...

baseou-se em fonte idônea para subsidiar a informação, sob condição de anonimato, pedido que sempre atendemos por uma questão ética, preservando, assim, as normas que balizam nosso compromisso profissional, voltado para a saudável e respeitosa convivência com o público. O sigilo da fonte não é um privilégio de jornalistas, mas meio essencial de plena realização do direito constitucional de informar.

Alencar Cesar Scandiuzi