BASTIDORES

BASTIDORES: A Posse



POMPA...

e circunstância passaram longe do Palácio 22 de Maio Prefeito Edison Rolim na manhã de 31 de dezembro, para a posse antecipada do prefeito, vice-prefeito e vereadores eleitos nas urnas de 15 de novembro. A cerimônia foi restrita apenas aos eleitos e servidores da Câmara, como determina a regra sanitária do distanciamento social. A galeria destinada ao público e convidados estava vazia, cenário impensável em outros tempos.

A POSSE...

foi tão discreta que muitos fernandopolenses nem se deram conta do início de um novo governo. No Executivo, é apenas força de expressão para designar um novo período de governo que iniciou no dia 1º de janeiro de 2021 e se estenderá até 31 de dezembro de 2024. Pessuto segue no comando do município e, neste início de novo governo, optou pelo pragmatismo.

PESSUTO...

evitou mudanças radicais na equipe. Prefere, como disse em entrevista à Rádio Difusora na quarta-feira, 6, aguardar mais tempo para eventuais novas trocas no primeiro escalão. “Estamos em diálogo com os partidos da base aliada. O governo é dinâmico, sempre sujeito a alterações para melhor desenvolvimento da administração”, disse. Mudanças no segundo escalão ficam para fevereiro.

NOVIDADE...

mesmo apenas em três pastas: Educação, onde assumiu o tucano Carlos Cabral; na Assistência Social com enfermeira Verônica Martins e na pasta da Justiça e Cidadania, com o advogado Marlon Santana. Cássio Araújo, que assumiu a pasta da Cultura, já estava no governo, portanto, houve apenas remanejamento, e Antonio Luiz Aiélo retorna ao cargo no Recursos Humanos que ocupava até o início do ano passado.

EMBORA...

a cidade esteja experimentando uma sequência de governo, os desafios neste início de ano não serão poucos. Enquanto todos aguardam ansiosos pela vacina imunizante, o cenário exige atenção para o lado social. O próprio prefeito afirmou que o foco será na assistência social. A cidade tem 4 mil inscritos no programa Frente de Trabalho, gente esperando uma oportunidade de emprego, ainda que temporário. O auxílio emergencial do governo federal, como se anuncia, não será renovado e essa gente vai precisar de apoio do governo municipal. A escalação de Verônica Martins para a Secretaria de Assistência Social pode ser um ponto importante para busca de recursos federais para esse programa. Verônica, que assumiu a pasta, é esposa do deputado federal Fausto Pinato.

NA CÂMARA...

contudo, o cenário é diferente. Lá, os eleitores decidiram promover uma renovação sem precedentes nos anais da nossa história. Tanto que, oito dos treze vereadores, compõem a chamada bancada de primeiro mandato. De certa forma, isso também contribuiu para que a eleição de presidente fosse tranquila, sem solavancos. Gustavo Pinato (DEM), como já era previsto, foi eleito com nove votos e defendeu a harmonia entre Legislativo e Executivo. “A cidade ganha”.

POR FIM...

a restrição imposta pela pandemia e o fato da cidade ter renovado o mandato do prefeito André Pessuto contribuíram para poupar os cidadãos fernandopolenses de cenas constrangedoras principalmente na transmissão de cargo no Paço Municipal. Não foram poucas as cenas em que o decoro e falta de compostura passaram ao largo. Que sejam, de fato, novos tempos...

Equipe A.C.G