BASTIDORES

BASTIDORES: A regra



1.295

dias após a coluna ter cobrado dos vereadores de Fernandópolis que seguissem exemplo da cidade de Bálsamo na proibição da soltura de fogos de artifícios com estampido, a Câmara aprovou projeto de lei proibindo essa prática na cidade para o bem-estar da população e dos animais.

ANTES...

tarde do que nunca, a louvável iniciativa do vereador Murilo Jacob (MDB) que prevê multa equivalente a R$ 1.975,96 que dobra em caso de reincidência. Para entrar em vigor aguarda-se apenas a chancela do prefeito André Pessuto.

QUEM...

não se lembra dos tempos em que por força da rivalidade política, foguetes e bombas faziam a festa na vitória de um e derrota de outros em Fernandópolis. Tanto que a cidade quase ganhou o apelido de “Foguetópolis”. O apelido não pegou, mas no caso dessa lei, a torcida é para que ela pegue e seja cumprida ao pé da letra.

NÃO...

são apenas os rojões e bombas que andam tirando o sossego da população. Décadas já se passaram desde que a primeira versão da Lei do Silêncio entrou em vigor, mas até hoje, ela continua longe de produzir os efeitos desejados. Fernandópolis continua mais barulhenta do que nunca.

O ABUSO...

vem de todos os lados. Carros equipados com potente aparelhagem de som, disputam com motos de escapamento aberto quem é o mais barulhento. Sem contar com os carros de som volante que não perdoam nem os sagrados fins de semana da população.

RECENTEMENTE...

este jornal publicou vasta reportagem sobre o tema com entrevista com o Tenente Marco Antonio da Silva Martins do 16º Batalhão de Polícia Militar que garantiu que a PM tem feito seu papel de fiscalizar e orientar principalmente a adulteração de escapamento e som automotivo.

A REGRA...

é clara, como explicou o tenente Martins: “Primeiramente, é feita a abordagem e, através do aparelho decibelímetro, é feita a aferição do veículo. Passando do limite é praticada a autuação. A partir daí, o proprietário tem um prazo para fazer a regularização e passar por vistoria. No caso do som automotivo, não precisa nem fazer a aferição. Sendo audível do lado externo desse veículo, já é passível de autuação”.

O VOLUME...

das reclamações ecoou também pelos lados do Palácio 22 de Maio Prefeito Edison Rolim e levou o vereador Júlio Cesar de Oliveira Cebim encaminhar oficio ao comandante do 16º Batalhão, Tenente Coronel Valdeci Silva Junior, cobrando que a fiscalização seja intensificada e que, aqueles que violam a lei, sejam autuados.

SOLUÇÃO...

imediata, pede o vereador, sobretudo, para preservação da ordem e do sossego público em benefício da população de nossa cidade. Assinamos embaixo.

Equipe A.C.G

  • BASTIDORES

    BASTIDORES

    APÓS... dois anos reclusos pela pandemia, o fernandopolense volta a comemorar o aniversário da cidade com...
  • BASTIDORES

    BASTIDORES

    FAZ... quatro anos que o conselheiro do Tribunal de Contas, Dimas Ramalho, ao analisar as contas da Prefeitura de 2016,...
  • BASTIDORES

    BASTIDORES

    OS PREFEITOS... estão sorrindo de orelha a orelha. O milagre da eleição está despejando...
  • BASTIDORES

    BASTIDORES

    OS TEMPOS... são outros. O sociólogo polonês Zygmunt Bauman, que morreu em 2017 na Inglaterra onde...