BASTIDORES

BASTIDORES: A semana



A SEMANA...
foi dura. Março nem terminou e já coleciona recordes de contaminados e de mortes em Fernandópolis. As próximas semanas serão terríveis, alertou o médico infectologista Márcio Gaggini nas páginas do CIDADÃO de sábado, 20.
COM...
leitos de UTI e de enfermarias lotados, escassez de oxigênio, o médico expôs a realidade da crise sem controle. “A situação é desesperadora. Não vou mentir, as vezes me isolo para chorar. Está muito difícil este momento”.
A GRAVIDADE...
do momento levou a Santa Casa às redes sociais cobrar repasses atrasados desde dezembro para leitos de UTI Covid. Falou em risco de fechar as portas para o atendimento de pacientes. A repercussão foi do tamanho do medo que assombrou a população diante do risco de perder seu principal hospital para socorro de doentes de Covid. 
A REAÇÃO...
aos caos iminente, veio da mobilização dos deputados da região (Carlão Pignatari, Itamar Borges e Analice Fernandes) com gestão ao governo para o socorro imediato. Na quarta-feira, Itamar ao lado do provedor Marcus Chaer, anunciou e o Diário Oficial confirmou na 5ª-feira,  que o governo liberaria para a Santa Casa R$ 2,9 milhões para cobrir as despesas com leitos de UTI Covid já efetivadas.  De quebra veio o aumento do teto (100%) para o atendimento do Iamspe. 
ATÉ...
a Acif – Associação Comercial e Industrial de Fernandópolis – que reúne o grosso do PIB da cidade, decidiu sair da bolha do imobilismo. Liderada por seu presidente Saulo Marin, a associação entendeu que era hora de deixar as queixas (justas, por sinal) de lado e ajudar no socorro da população. Lançou campanha para ajudar Santa Casa e Upa.
EM MEIO...
as demandas do momento, o prefeito precisou ir às redes sociais no fim de semana para explicar o anúncio da construção da Casa do Artesão na Praça Joaquim Antonio Pereira no pior momento da pandemia. Em tom professoral, Pessuto explicou que a verba foi conquistada em 2019, “muito antes da pandemia” e que não tem como “desviar” o recurso para a saúde, como cobravam os internautas.
O DINHEIRO...
do governo do Estado, via turismo, é carimbado para execução da obra e, se não for feita como está programada, diz, a verba de R$ 274 mil precisa ser devolvida e a cidade corre o risco até de perder o selo MIT – Município de Interesse Turístico. 
SE A OBRA...
da Casa do Artesão foi fácil explicar, o mesmo não se pode dizer da propaganda veiculada pela prefeitura nos intervalos do Fantástico (domingo) e do Jornal Nacional (segunda-feira), exaltando o potencial da cidade a partir do selo Sisbi de inspeção sanitária. A repercussão foi das mais negativas. 
DESTA VEZ...
Pessuto optou pelo silêncio. Não emitiu nota, nem gravou vídeo para explicações sobre a propaganda inoportuna para o momento caótico. Foi o chamado gol contra...

Equipe A.C.G

  • BASTIDORES

    BASTIDORES

    FAZ... quatro anos que o conselheiro do Tribunal de Contas, Dimas Ramalho, ao analisar as contas da Prefeitura de 2016,...
  • BASTIDORES

    BASTIDORES

    OS PREFEITOS... estão sorrindo de orelha a orelha. O milagre da eleição está despejando...
  • BASTIDORES

    BASTIDORES

    OS TEMPOS... são outros. O sociólogo polonês Zygmunt Bauman, que morreu em 2017 na Inglaterra onde...
  • BASTIDORES

    BASTIDORES

    OU... o Brasil acaba com a saúva, ou a saúva acaba com o Brasil. A frase foi dita há mais de 200...