BASTIDORES

BASTIDORES - Ano diferente



AO...

longo de décadas, Fernandópolis sempre se esmerou na comemoração natalícia. Os aniversários de 22 de maio foram tradicionalmente marcados por muitas festas, visitas ilustres, manifestações cívicas e importantes inaugurações. Mas em tempos pandêmicos, uma nova situação se impõe, e o isolamento social cobra novos hábitos, o que mexe radicalmente em todas as agendas.

A PROGRAMAÇÃO...

dos 81 anos está “diferente”, como já definiu o prefeito André Pessuto. Praça sem discursos, missa com restrições presenciais, ausência de autoridades dos altos escalões governamentais. Até mesmo a solenidade da medalha 22 de maio, não aconteceu na Câmara. De forma individual, cada homenageado está recebendo a honraria em casa, através do vereador propositor.

NAS...

principais ruas e avenidas, a pintura branca nas guias e sarjetas foi substituída por uma grande faxina, necessária, diga-se. Ações da prefeitura e Defesa Civil desenvolvem um roteiro de desinfecção, lavando ruas e calçadas com água + hipoclorito de sódio para combate a Covid-19, numa operação de guerra contra o inimigo invisível.

OS ARQUIVOS...

que guardam a história dos festejos da cidade ilustram a visita de governadores, entre eles, Laudo Natel. Foi Natel que no início da década de 1970 recebeu no Palácio Bandeirantes uma comitiva fernandopolense que fora solicitar a construção da rodovia para ligar Fernandópolis e a região ao estado de Minas Gerais. Para reforçar o pleito, o prefeito Leonildo Alvizi entregou ao governador um post com imagem aérea da ponte de Água Vermelha sobre o Rio Grande, recém inaugurada.

O GOVERNADOR...

caipira, como era carinhosamente chamado pelos prefeitos, tinha entre seus mais importantes parceiros o deputado Jacob Pedro Carolo, que teve seu nome cogitado para ser candidato à sucessão de Laudo. Carolo, que muito ajudou Fernandópolis durante o governo de Antenor Ferrari, receberia, no entanto, “intimação” e apoio do próprio governador para assumir a presidência da Assembleia Legislativa. Laudo Natel morreu segunda-feira,18, aos 99 anos.

A EXPO...

de Fernandópolis também está adiada. O evento sempre atraiu grande público e muito contribuiu para divulgar Fernandópolis. Políticos da cidade, da região, do estado e do país disputavam espaços na festa, recepcionados por lideranças locais. Grandes shows e negócios, principalmente no setor pecuário. Havia crédito em abundância e as principais agências bancárias se instalavam no recinto. Bons tempos.

ENQUANTO...

presidente e governadores brigam para ver quem leva a melhor na disputa isolamento social x cloroquina, o Brasil sofre e chora milhares de perdas. Resta-nos a esperança por um remédio capaz de combater a Covid-19.  Uma luz: a empresa de biotecnologia e da área farmacêutica Moderna (USA) anunciou na semana que testes preliminares de uma possível vacina para o novo coronavírus tiveram resultados positivos. Que Santa Rita, nossa padroeira, ilumine a todos aqueles que estão em busca dessa vacina.

Alencar Cesar Scandiuzi