BASTIDORES

BASTIDORES: Especialistas



ESPECIALISTAS...

dizem que para início da carreira política, o melhor caminho é a vereança, pois, segundo eles, diminuem distâncias e criam pontes. Nem todos concordam.

O ENTENDIMENTO...

é que o futuro carreirista político deve passar pelo “vestibular”, candidatando-se primeiramente a vereador, para ganhar conhecimento sobre a complexidade do assunto, e adquirir confiança para exercício do cargo.

ALGUNS...

políticos de Fernandópolis seguiram a cartilha para chegar ao Executivo, mas foram minoria. A grande parte das candidaturas optou pelo atalho, embarcando em vôo direto rumo às eleições majoritárias.

NA...

lista dos que foram direto para a porfia eleitoral, estão: Líbero de Almeida Silvares (primeiro prefeito eleito), Percy Waldir Semeghini, Leonildo Alvizi, Antenor Ferrari, Luiz Vilar, Newton Camargo, Adilson Carmpos (vice que assumiu), e Rui Okuma.

JÁ...

os que passaram pelo estágio da Câmara, foram: Adhemar Monteiro Pacheco, Milton Edgard Leão, Armando José Farinazzo, Ana Bim e o atual prefeito André Pessuto. Detalhe: Líbero Silvares, Edison Rolin, Adhemar Pacheco e  Antenor Ferrari, depois dos mandatos de prefeito, elegeram-se vereadores.

SE...

para alguns prefeitos, a passagem pela Câmara, somou pontos e deu-lhes base sólida, colocada como fator imprescindível para dar cumprimento à função, para outros não fez falta, nem significou empecilho à condução do município; pelo contrário, lograram êxito através de políticas definidoras para o progresso da cidade.

CONFOME...

os números mostram há tanto os que cursaram o “vestibular”, para ingressar na política, como aqueles que deram preferência ao caminho mais curto, pulando etapas e fazendo valer seu espírito de liderança, capaz de enfrentar de igual para igual rivais experientes.

ENTÃO...

não importam os caminhos. Vale mesmo o tino, a visão, a vocação para exercer o desafiador cargo de agente público. E para chegar lá, é preciso começar bem, fazer uma campanha de compromisso com a cidade, sem descer ao nível das baixarias que, infelizmente, já deram as caras nas redes sociais, trazendo preocupação às famílias fernandopolenses.

Alencar Cesar Scandiuzi