BASTIDORES

BASTIDORES - Fechada a janela eleitoral



FECHADA...
a janela eleitoral dia 4, que permitiu a troca de partidos para quem pretenda disputar a eleição municipal, vê-se que na composição da Câmara, os 13 vereadores abrigaram-se em apenas 6 legendas.
NA...
liderança, PP e MDB com 3 cadeiras cada. Respondem pelo novo quadro os emedebistas Etore Baroni, Mileno Tonissi e Murilo Jacob, e os progressistas Ademir de Almeida, Janaina Andrade e Salvador Castro.
NO...
segundo posto, 3 partidos com 2 cadeiras cada. PSDB com Maiza Rio e João Pedro Siqueira; DEM, representado por Gilberto Vian e Julio Zarola, e o PTB com Cidinho do Paraíso e Neide Garcia. Por fim, Tonho Pintor que permaneceu no PSC.
TRÊS...
partidos perderam representação no Legislativo: PSD, da ex-prefeita Ana Bim, que viu Ademir de Almeida e Janaina Andrade migrarem para o PP; o PL que perdeu os três vereadores (Cidinho do Paraíso, Murilo Jacob e Júlio Zarola), e o PDT que tinha Salvador de Castro que também foi para o PP. 
O MDB...
que não tinha assento na Câmara conseguiu atrair 3 vereadores, e ao que tudo indica vão apoiar a reeleição do prefeito André Pessuto, seguindo orientação do deputado estadual Itamar Borges. O PTB, comandado pelo prefeiturável Henri Dias, também recebeu a filiação de dois vereadores: Cidinho do Paraíso e Neide Garcia, que deixou o PP. 
O PSDB...
continua com 2 vereadores na Câmara: perdeu Baroni (que saiu do partido distribuindo cotoveladas), mas ganhou a filiação de João Pedro Siqueira. Maiza Rio permanece na legenda. Os dois têm em comum o sonho de disputar a prefeitura.
A PROPÓSITO...
o projeto tucano de participar da eleição com candidatura própria está muito complicado, e quase impossível. Depois da prisão de Gilmar Gimenes, o desgaste foi tão grande que ensejou uma nova situação, com infiltração de lideranças regionais, entre elas a deputada de Jales, Analice Fernandes (PSDB).
LIGANDO...
os fatos: André Pessuto (DEM) sempre foi cabo eleitoral da deputada. Como os democratas compuseram a chapa vencedora da eleição estadual com João Dória (PSDB) na cabeça, tendo Rodrigo Garcia do DEM, como vice, os discursos foram afinados para futuros projetos, cabendo a Rodrigo a coordenação dos acertos. Homem de confiança do governador, Rodrigo é quem pilota  as composições partidárias no Estado  para 2022, pavimentando o caminho da candidatura de Dória para presidente, e a do próprio Rodrigo a governador.
 E TUDO...
passa pela eleição municipal. A orientação é que o PSDB tenha o maior número possível de candidaturas próprias. Quando isso não for possível, nas palavras de Rodrigo, que se componha com outros partidos. Aqui entra a reeleição de Pessuto diante da fragilidade atual do PSDB, cuja única chance de participar talvez seja esperar o convite para a vaga de vice.  Zambon, quem sabe.
ESCREVE-SE...
no momento, uma das fases mais angustiantes do originário PSDB, com DNA armandista. O partido caminha para sofrer intervenção com denúncias de irregularidades, tão graves que impossibilitariam sua participação na eleição, todas elas sem procedência, segundo fontes neo-tucanas. O tucanato autêntico que ensaiou um resgate de suas glórias dos tempos de Armando Farinazzo, está sob domínio do grupo detentor do poder público municipal. Basta ver os nomes que estão na Comissão Provisória.

Equipe A.C.G

  • BASTIDORES

    BASTIDORES

    FAZ... quatro anos que o conselheiro do Tribunal de Contas, Dimas Ramalho, ao analisar as contas da Prefeitura de 2016,...
  • BASTIDORES

    BASTIDORES

    OS PREFEITOS... estão sorrindo de orelha a orelha. O milagre da eleição está despejando...
  • BASTIDORES

    BASTIDORES

    OS TEMPOS... são outros. O sociólogo polonês Zygmunt Bauman, que morreu em 2017 na Inglaterra onde...
  • BASTIDORES

    BASTIDORES

    OU... o Brasil acaba com a saúva, ou a saúva acaba com o Brasil. A frase foi dita há mais de 200...