BASTIDORES

BASTIDORES - INCONTIDA ANSIEDADE



COM...
incontida ansiedade imposta pela ação devastadora da Covid 19, e indisfarçável medo diante das incertezas quanto ao futuro da crise humanitária que está ceifando a vida de milhões de pessoas e estraçalhando a economia mundial, a população não tira olhos e ouvidos dos veículos de comunicação, completando a sede de informação através das mídias sociais, sites, jornais e outras publicações.
O GRANDE...
interesse do público é pelas pesquisas científicas, um trabalho hercúleo que busca, em todo mundo, a descoberta de uma vacina, capaz de imunizar os continentes, todos afetados pelo coronavirus. Depois da polêmica sobre a Cloroquina que alimentou choques, adversando o presidente Jair Bolsonaro e os governadores, a esperança agora se volta para o remédio remdesivir.
O ANTIVIRAL...
 produzido no laboratório californiano Gileaud tem conseguido animadores resultados, e já é chamado de a droga da esperança. O principal nome das pesquisas é o gaúcho de Bagé (RS), 54 anos, radicado nos Estados Unidos há 30 anos, André Kalil, infectologista intensivista e pesquisador.
A TRAGÉDIA...
causada pela Covid- 19 alastra-se pelo mundo. No estado de São Paulo, incluindo a capital, região metropolitana, litoral e interior atingiu registros assustadores de mortes. Na quarta-feira, quando a marca bateu 3000 óbitos , o governador João Dória decretou luto oficial. (Mortes no mundo até quarta-feira: 257.906; no Brasil 8.5367.288; no Estado 3.045. 
EM...
Fernandópolis o quadro apontava nesta sexta-feira: 15 casos positivos, 101 negativos, 13 curados e 11 casos suspeitos. O infectologista Márcio Gaginni, disse ao Cidadão: “Graças ao trabalho feito em relação à quarentena, o apoio da população respeitando o isolamento social, resultou nesse número baixo de casos. É positivo, não temos nenhum caso de morte”.
NO...
entanto, está faltando equilíbrio em algumas cidades. Em Rio Preto, por exemplo, políticos trocam farpas agudas. O vereador Andersom Branco disse que o governador João Dória, em breve vai enviar pessoas contaminadas com a Covid-19 para o interior. “Não aceito transferência de doentes”. O PSDB, partido de Dória, emitiu nota para explicar: “a transferência de pacientes para o interior, se necessária, será feita nas cidades próximas e que tenham condições de recebê-los”.
A REAÇÃO...
foi no ato. Em carta dirigida ao jornal Diário da Região, um leitor puxou a língua do vereador: “Gostaria de indagar dos ilustres edis se a posição seria a mesma, caso alguém de seus parentes mais chegados estivessem na capital, necessitando de atendimento de urgência sob pena de não subsistirem a essa terrível doença. Condenariam seus filhos ou pais à morte por não aceitarem a transferência para leitos disponíveis em hospitais de nossa cidade?”
AUTOR...
da nota: João Roberto Sáes, funcionário aposentado do Banco do Brasil, que já bebeu águas fernandopolenses, com passagens pela imprensa local. Foi repórter do jornal Diário de Fernandópolis no início da década de 60. Depois, produziu e apresentou vários programas (Sabadolândia, em especial), na Rádio Educadora. Pelo jeito, Sáes cultiva e trata com carinho as raízes da liberdade de expressão, exercendo seu direito de opinar, sempre pautado pelos conhecimentos que adquiriu na vida, e com muito equilíbrio.

Alencar Cesar Scandiuzi