BASTIDORES

BASTIDORES: O alerta



COMO...

se trata de continuidade de uma administração, as novidades para a gestão municipal que se inicia em janeiro certamente serão poucas, fortalecendo o ditado que “em time que está ganhando, não se mexe”.

OBVIAMENTE...

ocorrerão algumas demissões, por dois motivos: l- em quatro anos de governo, é normal que haja desgaste no relacionamento com alguns secretários; 2- há que se abrir espaço para gente nova, profissional mais afinado com o prefeito, e por último, demanda política.

NA...

pasta da Educação, por exemplo, Carlos Cabral, Lidia Mara e Marivalda Vilarinho são nomes sob estudo. Segundo apuramos, Cabral só não assumirá, caso prevaleça o impedimento por força das funções que ocupa no ensino. O advogado Marlon Santana, que assessorou a campanha de Pessuto, tem vaga garantida na assessoria jurídica. O prazo para definição de outros nomes do primeiro escalão está terminando.

ANDRÉ...

Pessuto, levado pela extensão do mandato, terá certa dificuldade para dispensar alguns companheiros, mesmo tendo feito com eles um “contrato” de quatro anos, prazo que se expira agora com o final do atual mandato.

O PROBLEMA...

são os pedidos de apoiadores. Pessuto sempre levou em conta a amizade (ou compromisso político) com os padrinhos dos cargos. Quando se descuidou do detalhe, e dispensou um funcionário, foi obrigado a recuar para não causar estremecimento com o provedor.

A FILA...

dos pedidos é grande. Já seria em tempos normais. Agora, com a crise desencadeada pela pandemia do cornavírus, o desemprego se faz presente em todas as atividades profissionais. A demanda por emprego é grande e as vagas são poucas.

ALGUNS...

vereadores que não se reelegeram, também esperam o convite do prefeito. Entre eles estão aqueles que construíram uma sólida amizade com Pessuto, desde os tempos de vereança. A proposta de dispensa de formação superior para nomeação em cargos relevantes na administração foi abortada.

O ALERTA...

do Tribunal de Contas, que recomenda admissão apenas por concurso público, e o necessário enxugamento da máquina, são dificuldades que se apresentam para novas contratações pela prefeitura. Trocas, embora desgastantes são imperiosas, mas novos empregos, impossível. Lembrando que para ser Secretário Municipal é necessário curso superior, mas não necessariamente ser corretor e ter registro no Creci.

Equipe A.C.G