BASTIDORES

BASTIDORES: O candidato



A SEMANA...
começou quente em Fernandópolis. Anônimos agiram na madrugada de domingo para segunda-feira para por em prática um dos atos mais agressivos de uma campanha eleitoral: a distribuição de material apócrifo. 

CONTEÚDO...
pesado atingindo o candidato a prefeito pelo PTB, Henri Dias, o médico Avenor Bim, do PSD, candidato a vice-prefeito, e sua esposa, a ex-prefeita Ana Bim. Citações ofensivas aos três no terreno político-eleitoral, e infelizmente, no campo pessoal, no caso, envolvendo o candidato a prefeito.

ESSE...
tipo de panfletagem busca, preferencialmente, falsear dados, atingir a honra das pessoas, e ensejar questionamentos quanto à origem da publicação. Objetiva também, fazer crer com que a autoria recaia sobre os adversários políticos dos concorrentes.

TANTO...
assim, que logo depois do início da distribuição do material , André Pessuto e Renato Colombano se posicionaram, repudiando o panfleto. Agiram certo, antes que o fato ganhasse repercussão ainda maior nas redes sociais.
O CANDIDATO...
Pessuto, em nota: “Infelizmente, a campanha de Fernandópolis vai ganhando um formato triste. Hoje, novamente um fato lamentável aconteceu, e o pior, ataque grosseiro a um dos candidatos, com aqueles famigerados folhetos da madrugada”.  

COLOMBANO...
também em nota: “É com profundo lamento que repudio veemente o que aconteceu com o candidato Henri Dias. Isso é completamente o oposto do que venho pregando em minha campanha”, para destacar: “Ser adversário é completamente diferente de ser inimigo”.

SOBRE...
o ataque, protegido pelo anonimato: causa mal estar, atormenta os candidatos e familiares. Na história das campanhas políticas de Fernandópolis, os disputantes, com ações de baixo nível, sempre perderam pontos, pois é sabido que uma expressiva faixa do eleitorado não aprova tamanha agressividade.

É PRECISO...
que haja controle sobre os mais radicais, cabos eleitorais, “companheiros” que, às vezes, agem por conta própria, tomando iniciativas que mais prejudicam a campanha do candidato do que outra coisa. Essas “peças”, apequenam a política.

Alencar Cesar Scandiuzi