BASTIDORES

BASTIDORES: O martelo



O SIMBOLISMO...
dos 100 dias, métrica da cultura política brasileira, caracteriza-se como período de armistício entre o governo que assume e a população. Nesse período atribui-se uma trégua para dar tempo ao governante de ajustar a equipe e iniciar o trabalho. Costumam alguns políticos empossados, inclusive, estabelecerem metas para esse período.
POR CONTA...
da reeleição, o fernandopolense experimenta pela primeira vez o início de um novo governo sem a necessidade dessa “trégua”. Aliás, nem o prefeito André Pessuto quis arriscar. Preferiu manter a maior parte da equipe de governo. A “oxigenação” anunciada deve vir mesmo a conta-gotas a partir de fevereiro. 
ALIÁS...
fevereiro não é uma escolha aleatória. Pessuto aguarda a decisão do juiz Renato Soares na Ação Civil Pública do Ministério Público, assinada pelo promotor Daniel Azadinho, que pede extinção de cargos comissionados. A decisão deve sair depois do dia 20, quando termina o recesso forense. O que sair da decisão vai balizar as decisões do prefeito, principalmente na ocupação de cargos de segundo e terceiro escalões.
A GERAÇÃO...
de empregos é o grande mote nestes tempos de pandemia. O tamanho da necessidade pode ser medido pelo cadastro da Secretaria de Assistência Social que tem 4 mil pessoas inscritas a espera de trabalho. E a cidade tem um Distrito Industrial quase pronto para instalar empresas que possam amenizar esse déficit. 
PESSUTO...
deu exemplo prático de gestão compartilhada, como vem repetindo desde a campanha eleitoral. Foi buscar ajuda da AAMFER - Associação de Amigos - para “oxigenar” a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, responsável pela gestão do programa de desenvolvimento da cidade. 
JÁ ESTÁ...
na mesa do prefeito, a lista tríplice com nomes indicados para essa pasta. Esses nomes surgiram de uma consulta feita pela Associação junto as entidades que estão sob seu “guarda-chuva”, incluindo a Acif – Associação Comercial e Industrial. Constam da lista os nomes de Celso Sposito Reynaldo, Carlos Phelippe e Adriano Careno, os mais votados na consulta. Fonte da coluna apontou que Celso Spósito Reynaldo está na bica para ser o escolhido.
O MARTELO...
deve ser batido no início de fevereiro. Na semana que vem haverá uma nova reunião entre o prefeito e Associação de Amigos que, inclusive, deve indicar nomes para o Conselho do Prodesf – Programa de Desenvolvimento Sustentável de Fernandópolis. Independentemente de quem for assumir a pasta, está certo que o atual secretário Wagner Kamyama deve continuar no governo, assumindo posto de gerência.
“VEJO...
com bons olhos essa iniciativa porque abre espaço para a participação da sociedade numa área tão importante e sensível para nossa cidade”, saudou o presidente da Associação, Carlos Sugui na conversa com CIDADÃO. 
POR MUITO...
tempo, o empresário tinha reservas financeiras para investir, mas faltava terreno; agora a prefeitura consegue, depois de muita luta viabilizar áreas, mas o dinheiro parece ter sumido do bolso dos geradores de empregos. Haja criatividade.

Equipe A.C.G