BASTIDORES

BASTIDORES: O Modulador



COM TANTA...

gente nova no Palácio 22 de Maio Prefeito Edison Rolim, a abertura oficial do ano legislativo na terça-feira, 2, é cercada de expectativa e curiosidade, ainda que as sessões ocorram com as restrições impostas pela pandemia. 

NÃO PODERIA...

ser diferente o tom formal que marcou a primeira reunião entre o prefeito e os 13 vereadores na semana passada no gabinete do Paço Municipal. O clima ainda é de “lua de mel”.

MODULAR...

o tom da relação entre executivo e legislativo, sabe-se,  é um caminho espinhoso para ambos os lados. Há quem enxergue na renovação da Câmara uma clara mensagem da população que não deseja ter no Palácio 22 de Maio vereadores que digam “amém” para tudo que vem do Executivo. Se Pessuto obteve uma reeleição inédita, vereadores com larga carreira no legislativo rodaram no tsunami da insatisfação que se formou a partir das redes sociais.

FERNANDÓPOLIS...

também já teve legislativos nitroglicerina pura. Não foram poucos os prefeitos que comeram o “pão que o diabo amassou” nas mãos dos vereadores e as consequências a população igualmente não esquece.

CHAMA...

a atenção que na composição da atual Câmara diferentes extratos da sociedade estão representados: porteiro, empresário, cabeleireiro, barbeiro, enfermeira, advogados, servidor público, professor, pastor e policial militar. Diferente da anterior, onde maioria (sete vereadores) era formada de servidores municipais (ativos e inativos), que ficou conhecida como bancada “chapa branca”.

VISÕES...

diferentes de mundo devem contribuir para ampliar o debate de ideias entre o certo e o justo. Aliás, a falta de debates no último mandato foi a grande queixa do vereador João Pedro Siqueira.

A CHEGADA...

também de vereadores com estofo de conhecimento deve agregar perfil mais técnico ao legislativo. Embora novatos, João Paulo Cantarella e Daniel Arroio trazem bagagem de conhecimento sobre legislativo e executivo.  Cantarella é procurador jurídico da Câmara de Ouroeste e assessorou diversos prefeitos da região e Arroio foi secretário de Gestão e Planejamento no final da administração Ana Bim. Formarão com Murilo Jacob uma banca de advogados.

AS REDES...

sociais devem influir no padrão de comportamento dos vereadores. Cabo Santos, por exemplo, chegou ao legislativo exatamente assumindo uma postura crítica contra a atuação da Câmara. Agora está do outro lado, ou seja, de estilingue virou vidraça, e sua atuação estará sob lupa dos seguidores na internet.

O MODULADOR...

será o presidente Gustavo Pinato que, sabe-se, não é de meias palavras. Na entrevista ao CIDADÃO pós eleição para presidente pregou harmonia apostando na experiência acumulada para conduzir o legislativo renovado a bom termo.

DE TODOS...

os vereadores extrai-se uma frase comum: o que for bom para Fernandópolis terá apoio. Mas, como ensina o político mineiro Magalhães Pinto, “política é como nuvem. Você olha e ela está de um jeito. Olha de novo e ela já mudou...”. Em se tratando de Fernandópolis, pode-se acrescentar: as nuvens também podem formar grandes tempestades. A conferir...

Equipe A.C.G