BASTIDORES

BASTIDORES - O Patógeno



O PATÓGENO...

e o resumo dos fatos. O prefeito André Pessuto baixou decreto na sexta-feira,20, e colocou Fernandópolis em quarentena por dois dias, sábado e domingo, dias 21 e 22, reduzindo o horário do comércio a partir de segunda-feira, 23. O governador João Dória determinou quarentena em todo o Estado, a partir de terça-feira, 24.

NO...

domingo à tarde, o prefeito, ladeado pelo secretário de Saúde, Ivan Veronesi e do médico infectologista Márcio Gaggini, que coordena o Comitê de enfrentamento ao coronavírus, participou de uma transmissão ao vivo. O trio tirou dúvidas dos fernandopolenses por longo tempo, e Pessuto antecipou o fechamento do comércio na segunda-feira. Emocionado, Gaggini avisou que o vírus circulava na cidade.

 NA...

 segunda-feira, a Sabesp iniciou o trabalho de higienização com água e hipoclorito de sódio das áreas em frente a Santa Casa, UPA e Cadip, trabalho estendido na terça-feira a área dos bancos que continuam recebendo fluxo de pessoas. Tudo para reduzir o risco de contágio.

 TERÇA-FEIRA...

Logo depois do presidente Jair Bolsonaro usar rede nacional de Rádio e TV para criticar as medidas adotadas pelos governadores e prefeitos no combate ao coronavírus, Pessuto foi às redes sociais e postou às 21h47: “46 brasileiros mortos com o Covid-19 em uma semana. Não levarei comigo o peso pela morte de nenhum brasileiro, de nenhum fernandopolense por omissão. Vamos continuar lutando. Deus dê força a todos nós!” 

TAMBÉM...

na terça-feira, a Acif – Associação Comercial e Industrial de Fernandópolis – encaminhou uma carta aos Poderes Executivo e Legislativo pedindo que também assumissem “cota de sacrifício”. Sugeriu que prefeito, vice e vereadores doassem seus salários para a Santa Casa, e que o prefeito cortasse salários dos comissionados. Lembrou que os empresários e população já estão fazendo sua parte.

 SANTA...

Casa em ritmo acelerado para colocar a Unidade 2 para atender exclusivamente os casos de coronavírus que necessitarem de internação. Havia previsão de entregar a Unidade na sexta-feira, com os primeiros 38 leitos. A prefeitura mandou equipe ajudar na preparação e emprestou equipamentos. A FEF e Universidade Brasil também emprestaram macas e camas. Nessa unidade funcionou recentemente como pronto-socorro durante a reforma. Tem entrada exclusiva pelo estacionamento ao lado da entrada principal, o que a manterá com os pacientes contaminados isolada do resto do hospital. “Que esses equipamentos e a nossa Unidade 2 da Santa Casa (reservada para os casos de Covid-19) nem precisem ser utilizadas, mas para isso, precisamos que todos permaneçam em suas casas”, voltou alertar o prefeito.

DEPOIS...

da corrida aos postos no sábado, quando 4,1 mil doses acabaram em duas horas, obrigando o fechamento das UBSs que tinham programação de ficarem abertas no sábado o dia todo e domingo até o meio dia, nova remessa de vacina (mais 4,1 mil) chegou na quinta-feira e Fernandópolis aderiu ao “drive thru” para vacinar os idosos. Utilizou a área coberta do Mercadão. A fila surpreendeu os organizadores, e tomou toda a extensão da Rua Espirito Santo, entrando pela Expedicionários, ganhando ainda a Rua pela Rua Rio de Janeiro. Os idosos que sempre resistiram em tomar essa vacina da gripe, desta vez foram em massa aos postos. Na próxima semana chega mais um lote com 5,6 mil doses.

 PRIMEIRO...

os boletins epidemiológicos da semana traziam um alento com a divulgação dos primeiros quatro resultados negativos de exames para coronavírus. Mas, na quarta-feira, 25, à tarde, veio confirmação do primeiro caso positivo importado da doença em Fernandópolis, como havia antecipado Gaggini. Um homem de 55 anos que viajou para São Paulo fez o exame em laboratório particular que deu resultado positivo. A pessoa está bem e em quarentena domiciliar.

 CALAMIDADE...

Pública. O primeiro caso positivo de coronavírus foi start para o prefeito André Pessuto assinar o decreto, publicado na quinta-feira, 26, que declara Fernandópolis em Estado de Calamidade Pública para enfrentamento da pandemia do coronavírus. . O prefeito cita a previsão de sensível queda na arrecadação municipal em decorrência dos fechamentos e da redução das atividades econômicas; a possível necessidade de aumento do efetivo de profissionais de saúde para manutenção dos serviços essenciais; a ampliação na demanda por medicamentos, equipamentos e insumos de saúde, entre outras.

COM...

 a medida, Pessuto poderá agir pela requisição de bens e serviços. E pessoas naturais e jurídicas, hipótese em que será garantido o pagamento posterior de indenização justa e promover a dispensa de licitação para aquisição de bens, serviços e insumos destinados ao enfrentamento da calamidade decretada.

Alencar Cesar Scandiuzi