BASTIDORES

BASTIDORES - O prefeito foi sambar em São Paulo



O PREFEITO...
André Pessuto foi sambar em São Paulo, curtir o carnaval para fugir da intensa atividade que lhe é imposta em razão do espinhoso cargo que ocupa. Desligar-se dos problemas da prefeitura que é a questão.

EM...
que pese o direito de se dar uma pausa, na ausência do prefeito as críticas povoaram as redes sociais durante o período carnavalesco. No epicentro das manifestações, está o asfalto: uma buraqueira que atinge a todos os bairros.

UM...
munícipe postou vídeo, e deu nome a ele: “Carná Buraco 2020”, mostrando ruas e avenidas com narrativa sobre a situação da malha viária da cidade, cheia de buracos e algumas crateras. Cenas lamentáveis.

EM...
entrevista recente, Pessuto declarou que para resolver o problema seria preciso investir 50 milhões de reais em recapeamento. Você, caro leitor, não leu errado. O prefeito disse 50 milhões de reais.

COMO...
chegamos a tal situação?  A frágil qualidade do asfalto e as fortes e incessantes chuvas respondem em boa parte pelo quadro de deterioração que hoje grassa pelos bairros de Fernandópolis. Em outros tempos, o serviço de tapa-buracos, acomodava a situação.

CONSTATA-SE...
que o asfalto empregado nas ruas centrais da cidade, nas décadas de 60 e 70, e até um pouco mais, permanece em bom estado. Dificilmente a região central tem suas ruas interditadas para reparos asfálticos. Com tamanho grau de decomposição da pavimentação asfáltica na periferia, especialmente nos bairros novos, fica a pergunta de um arguto observador ao poder público: o que se contrata e paga, é rigorosamente entregue?

NOS...
últimos tempos, a prefeitura tem intensificado o socorro com medidas paliativas, com tapa-buracos, na maioria das vezes, e rareados recapeamentos. E o recape de hoje, ressalte-se, fica devendo, e muito, àquele que um dia “alisou” as ruas de Fernandópolis.

O PREFEITO...
de Rio Preto, Edinho Araújo quer dobrar a equipe em contrato de R$ 53 milhões com empreiteira contratada, e licitar mais R$ 11 milhões para 
recapeamento em Rio Preto. Em ano eleitoral, ”um trunfo”, nas palavras de Paulo Paulera, presidente da Câmara, que apoia a reeleição de Edinho. Já para Pessuto, tal “trunfo”, está um pouco difícil.

Alencar Cesar Scandiuzi