BASTIDORES

BASTIDORES: O Projeto



AS...

voltas que a política dá. É erro de percepção imaginar-se seguro num ambiente tão mudável, sujeito a oscilações repentinas, que lembram muito a frase do político mineiro Magalhães Pinto: ”A política é como uma nuvem, você olha e ela está de um jeito; olha de novo e ela já mudou."

POR...

longo tempo, Gilmar Gimenes deu as cartas no PSDB de Fernandópolis. Juntou-se ao grupo de amigos do ex-prefeito Armando Farinazzo, outros filiados, e elegeu a nova direção tucana, alçando sua sobrinha Flávia Rezende ao comando.

APOIOU...

a eleição de André Pessuto e tudo parecia caminhar conforme os planos. Depois da suplência, em meio aos desentendimentos com Fausto Pinato, Gimenes chegou a assumir uma cadeira na Assembleia Legislativa, galgando a representatividade de Fernandópolis no Palácio 9 de julho, mas, ironias da vida, não se reelegeu deputado estadual.

O PROJETO...

político de Gimenes para 2020, liderando seu grupo para uma participação renovada nas eleições majoritárias –articulando uma candidatura do partido a prefeito, quem sabe, a própria – foi nocauteado em fevereiro. O ex-deputado e mais 11 pessoas foram presos na Operação Hígia, da Polícia Civil, em apuração de fraudes, investigados pelos crimes de desvio de dinheiro, superfaturamento de verbas públicas e tráfico de influência.

ENQUANTO...

Gimenes agora responde em liberdade, amparado em Habeas Corpus, aguardando a conclusão do inquérito, amargando desgaste em sua imagem, e perdendo influência no PSDB, a ala conservadora do partido, tenta sair das cordas e não esconde que a nova cara da legenda nada ter a ver com a história partidária construída ao longo dos anos por Armando Farinazzo.

DEPOIS...

de cizânia interna de duas comissões provisórias, o Diretório Estadual do PSDB decidiu anulá-las, para criar uma nova, entregando a presidência à vereadora Maiza Rio, e contemplando o neotucano, vereador João Pedro Siqueira, com a tesouraria da Comissão Provisória.

SE...

nenhuma surpresa aparecer, por exemplo: confirmação de sentença por crime de falsidade ideológica, desvios, novas denúncias etc. a convenção tucana que decidirá sobre as candidaturas a prefeito, vice e vereadores estará nas mãos de Maisa Rio, João Pedro Siqueira, Neuclair Felix, Marcos Mazetti, Shirley Garcia Bordignon Uliana, Nelson Felix Nascimento e Francisco Ferreira de Souza (maestro Tito).

NÃO...

se conhece o grau de fidelidade e os compromissos selados entre os  novos dirigentes da sigla, mas é voz corrente que o PSDB está mais para uma composição com André Pessuto, indicando o vice, do que lançar candidatura própria a prefeito. Quem continua acreditando na segunda hipótese, é bom colocar a barba de molho.

Alencar Cesar Scandiuzi