BASTIDORES

BASTIDORES - O que vem de cima



DESTA...

vez a Câmara de Fernandópolis optou por não acompanhar “o que vem de cima”, e rejeitou o projeto que previa a doação voluntária de 15% dos salários por seis meses para ações emergenciais de combate ao coronavírus. Por 8 a 4.

HABITUALMENTE...

as câmaras municipais, na maioria das matérias, tomam por base as votações do Congresso Nacional e assembléias legislativas, principalmente quando se trata de aumento de subsídios, em obediência ao “efeito cascata”. Tem dado certo e ninguém reclama, não obstante a chiadeira da população.

DESTA...

feita, em que pese o número de encontros e debates dos vereadores sobre a meritória matéria e, em especial, o parecer favorável da Procuradoria Jurídica, o projeto não passou na sessão de terça-feira. Ressalte-se que a doação de R$ 794, por vereador, durante  seis meses,seria facultativa e  só teria efeito mediante autorização expressa.(Ler mais na página 3-A).

DEU...

o que falar. A maioria argumenta que os vereadores já colaboram com tudo que acontece na cidade - compra de todas as rifas, principalmente; e algumas contribuições em promoção e festas durante o ano, nem são “contabilizadas”. É notório o grande assédio aos legisladores.

O QUE...

discute-se, tecnicamente falando, é o tempo que se perde para definição de certas matérias. Na votação da semana, por exemplo, como já se disse, houve reuniões preliminares e o assunto foi tratado com base em orientação jurídica. Ao que parece ninguém argüiu “inconstitucionalidade” na ocasião, sinalizando que tudo estava acordado para aprovação.

ASSIM...

mais uma vez, a Câmara (como já se viu ao longo da história das legislaturas), passa por um desgaste desnecessário. Para o gesto de solidariedade que hoje toma conta do país, há outros caminhos e ganha maior apoio da comunidade quando é feito sob o manto da discrição, do anonimato.

TRAZER...

ao público uma discussão sobre assunto tão delicado, é avivar no eleitorado a oportunidade de julgamento, o desejo de cobrança aos vereadores, tendo em conta a realização das eleições municipais, sob análise quanto à data, mas garantida para este ano, conforme vontade do Superior Tribunal Eleitoral.

OS VEREADORES...

que votaram contra o projeto, mesmo convictos de que sempre ajudaram a população nas mais diferentes formas, certamente não escaparão às criticas. Na campanha, na hora do voto, a ajuda e os favores recebidos pelos eleitores ao longo do tempo, cederão espaço para o assunto mais recente: o “não” ao projeto de doação voluntária de l5% dos salários para procedimentos de combate ao vírus.

Alencar Cesar Scandiuzi