BASTIDORES

BASTIDORES: Paralelamente



A PANDEMIA...

impôs aos habitantes do planeta radical alteração em praticamente todos os setores de atividades.  Não há registro de alguém que tenha passado ao largo dos efeitos causados pela Covid-19.

O CORONAVÍRUS...

responde por mortes no mundo inteiro e vem dinamitando a economia, causando queda na produção, fechamento de empresas e, por conseqüência, gerando demissões em proporções assustadoras. Na quinta-feira a imprensa divulgou que a pandemia destruiu 4,9 milhões de postos de trabalho no trimestre encerrado em abril. Fernandópolis entre demissões e novos contratados registrou-se saldo negativo de 400.

EM...

que pese o estrago causado pela pandemia, alguns setores estão se reinventando, associando criatividade e fé em dias melhores. Enquanto empresários aguardam pela reabertura gradual das atividades comerciais, anunciada na quarta-feira pelo governador João Doria, lutam bravamente pela sobrevivência.

PARALELAMENTE...

aos fatos que enlutam famílias e corroem os parcos rendimentos, a vida continua. Aulas on-line, máscaras como peça de proteção, isolamento social e alguma ousadia da parte daqueles que entendem que não podem parar pelos mais variados motivos.

NEM...

o calendário político foi colocado de lado, não obstante a expectativa sobre a data das eleições municipais. Na Câmara Federal a tese de prorrogação da votação para 15 de novembro (1º turno) e 6 dezembro (2º turno) é defendida por parlamentares influentes.

EM FERNANDÓPOLIS...

já surge a primeira divergência. A dobradinha para uma chapa majoritária com Adélia Menezes e Renato Colombano, mesmo antes da definição do nome para prefeito, fez água. O Republicanos tornou-se espaço pequeno para abrigar as pretensões da ex-delegada de ensino e do empresário.

OS DOIS...

estão na estrada há muito tempo. Há prenúncio no ar de uma boa disputa dentro do Republicanos. A escolha do candidato vai depender dos membros da Comissão Provisória, que, em convenção a realizar-se de 20 de julho a 5 de agosto, darão a palavra final. Adélia diz que montou o partido e o constituiu com pessoas de sua inteira confiança – entre elas, Adriane Menezes, sua filha, presidente da sigla. Como não há mais prazo para troca partidária, alguém vai ficar de fora.

Alencar Cesar Scandiuzi