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BASTIDORES - Pedágio



PEDÁGIO...
na Euclides da Cunha não é assunto novo. Desde antes das eleições em 2018, João Doria já admitia a concessão da rodovia em entrevista ao jornal Diário da Região. Eleito governador, tratou de colocar em ação seu plano para reduzir o tamanho do estado. A partir daí, a privatização da Euclides da Cunha entrou no radar do governo.
O BEM...
sucedido leilão de rodovias do pacote Piracicaba-Panorama no início de 2020 deu gás à programação do governo. Não fosse a pandemia do coronavírus, o projeto da Euclides da Cunha (a SP-320) teria andado, como andou a concessão de 22 aeroportos regionais, incluindo os de Rio Preto e Votuporanga, no mês passado.
AS REDES...
sociais associaram  a pesquisa que o DER estava realizando esta semana com motoristas que circulavam pela rodovia com a iminente instalação de pedágios (o que não é o caso neste momento) e, claro, logo vieram primeiras reações, desmentidos e até quem lembrasse da promessa do ex-governador Geraldo Alckmin em 2010 de não pedagiar a pista.
A NOTA...
do DER – Departamento de Estradas de Rodagem – encaminhada à redação do CIDADÃO explicou o que estava ocorrendo em três linhas: “O DER informa que a pesquisa que vem sendo feita na Rodovia Euclides da Cunha tem a finalidade de verificar o volume de tráfego na região, além das origens e destinos de seus usuários”.
NEM...
precisava dizer sobre o objetivo da pesquisa. Bastou checar os arquivos do CIDADÃO para encontrar em 2020 a declaração do Secretário de Logística e Transporte João Otaviano de que a Euclides estava no plano das concessões, confirmando o início dos estudos que incluíam tipo de rodovia, volume de tráfego entre outros quesitos necessários para tocar o projeto.
SE TEM...
concessão, ela embute receita e, no caso de rodovia, através da implantação de pedágios. É regra. Contudo, na época, o secretário apontava que ainda não havia modelo de concessão, nem prazo. “Assim que for decidido será submetido a um conjunto de audiências públicas”, acrescentava. Isso em 2020.
NO PACOTE...
inclui-se a Rodovia Euclides da Cunha duplicada desde 2012, de Mirassol à Ponte Rodoferroviária, mais as rodovias Feliciano Sales Cunha, entre Mirassol e Pereira Barreto, ainda de pista simples, mas com terceiras faixas implantadas e trecho da Assis Chateaubriand, duplicada entre Rio Preto e Guapiaçu.
O QUE...
assusta Fernandópolis e região é a perspectiva do impacto de praças de pedágios numa rodovia onde a cada 10 km tem uma cidade com forte intercâmbio comercial, educacional e de saúde entre elas. Do outro lado, está o governo que quer se livrar de despesas. A manutenção da Euclides da Cunha, por exemplo, não sai por menos de R$ 12 milhões/ano. Logo, é questão de tempo a concessão + pedágios... Quem viver, verá...

Equipe A.C.G

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