BASTIDORES

BASTIDORES - Próximas eleições



DE HOJE...
até 2 de outubro de 2022, data do primeiro turno das eleições gerais no Brasil, são exatos 435 dias. O PSDB, no comando do governo paulista desde 1993, é o centro de uma batalha entre tucanos cabeças brancas e cabeças pretas. O ninho tucano ficou pequeno e o racha é iminente.
GERALDO...
Alckmin, de velha plumagem, e o atual vice-governador Rodrigo Garcia, neo-tucano, escolheram movimentar pedras do xadrez político na região noroeste neste final de semana. Alckmin em Nhandeara em almoço com prefeitos na sexta-feira e Garcia, num tour que inclui Rio Preto e Fernandópolis, neste sábado.  
DE UM...
lado, o ex-governador Geraldo Alckmin busca viabilizar um projeto político fora do PSDB onde perdeu espaço e não aceita disputar a prévia do partido marcada para 21 de novembro. Liderado pelo governador João Doria, o partido trabalha por uma base para garantir Garcia na cabeça de chapa nas urnas em 2022.
DORIA...
que sonha ser candidato a presidente, filiou 41 prefeitos e 24 vice-prefeitos ao PSDB e estuda filiar mais 50 prefeitos. De acordo com o estatuto partidário, políticos com cargos eletivos que se filiarem até um mês antes da prévia podem votar na disputa partidária. Traduzindo: prévia de cartas marcadas.
ALÉM...
do peso da máquina pública contra sua candidatura, Alckmin queixa-se de ter sido isolado e desprestigiado pelo governador, ao ter que participar de uma prévia com um recém-filiado ao partido. O vice-governador, ex-DEM, se filiou em maio. Já o ex-governador é um dos fundadores do partido e está filiado desde 1988.
COM...
o cenário pró-Rodrigo, resta ao ex-governador buscar abrigo político em outro partido. Não faltam opções: tem o PSB de Márcio França, o DEM de ACM Neto e o PSD de Gilberto Kassab, todos interessados no patrimônio político de Alckmin como indicam as primeiras pesquisas, onde desponta com larga vantagem.
ENTRE...
a cruz e a caldeirinha pode ficar o prefeito André Pessuto (DEM) nesta refrega. Pessuto, por enquanto, não discute possibilidade de deixar o partido onde está desde sua primeira eleição para vereador. Como ressalva sua assessoria, está confortável, ainda, no partido. A pergunta que não cala é: até quando Pessuto se manterá nesta zona de conforto?
HÁ DOIS...
flancos abertos nesta questão envolvendo o prefeito. De um lado, o DEM, partido que ficou ressentido com a saída de Garcia e que pode não estar na coligação do vice-governador no pleito do ano que vem. De outro, a posição do deputado Fausto Pinato (PP) que costura a formação de uma frente anti-Rodrigo com apoio a Geraldo Alckimin. A hora do xeque mate se aproxima.

Equipe A.C.G