Boa de Garfo

BBQ, pastel, cocada, boi no pão, drinks e mais delícias da EXPO



BBQ, pastel, cocada, boi no pão, drinks e mais delícias da EXPO

Desde o último final de semana estamos vivendo, após uma pausa de três anos, a EXPO Fernandópolis e com ela, as tradições gastronômicas e uma grande novidade que é o restaurante do chef Alexandre Vilela, o Badaró Cozinheiro.

Com mais de 30 anos de experiência com cozinha, Badaró já atuou nos points mais badalados da capital paulista, entre eles, no restaurante ‘Maní’, da chef e jurada do Masterchef Brasil, Helena Rizzo. Na região, lançou o Nhô Botequim, onde ficou por oito anos e, até hoje, o local é lembrado como um dos melhores bares que já existiu em São José do Rio Preto.

Badaró começou a trabalhar com charcutaria quando ainda estava com o bar aberto, mas há 10 anos disse que já estava cansado e ficando velho (ô coitado!), e vendeu o bar. Desde então passou a trabalhar com eventos e fazer festivais de churrasco pelo Brasil inteiro, participando dos maiores do país.

Pela primeira vez na EXPO, o chef montou um verdadeiro Festival de BBQ (churrasco) com churrasco de costela no fogo de chão, uma parrilla de 2,10 metros, cortes com picanha, ancho, fraldinha e defumação de cupim, frango, entre outras carnes, na pit smoker da Harlley Davidson. Sim! Trata-se de um espetáculo à parte. Churrasco com carnes de qualidade assadas em diversas técnicas e com um buffet de acompanhamentos à altura. “A ideia é fazer com que as pessoas se sintam em um festival de churrasco”, revela.

Além das porções de carnes assadas, Badaró também trouxe para Fernandópolis um torresmo bem diferente, que tem um preparo demorado, uma aparência incrível e um sabor espetacular. “A barriga de porco fica durante 12 horas na marinada, depois ela vai para o defumador onde fica por seis horas à 60º. Em seguida é resfriada, pré frita e, só então, é frita realmente”. Segundo o chef, essa é uma receita que fazia muito sucesso no Nhô e que decidiu resgatar para a festa. O torresmo é vendido em porções individuais, em saquinhos e são perfeitos para combinar um a cerveja ou um chopinho.

A EXPO Fernandópolis é conhecida por suas inúmeras delícias, entre elas está o pastel da colônia japonesa de Fernandópolis, que tradicionalmente fica instalado em um dos pavilhões da festa, onde atende milhares de visitantes. A festa completou 53 anos e, há mais de 40, a família nipônica frita pastel no mesmo local.  No cardápio as opções mais tradicionais de pastel de carne, queijo, frango, gairova e pizza e, também, o quibe frito, meu preferido! O local fica lotado, principalmente de famílias e crianças que disputam as mesas para comer.

Para quem gosta de lanches, a novidade é o “Boi no Pão” um lanche que você compra de acordo com a sua fome. Tem de 15 ou 30 centímetros. Um dos maiores sucessos é o ‘Baguetão Grego’ que é feito com carne bovina assada, bacon, calabresa, vinagrete, patê de alho, barbecue (opcionais) e mussarela gratinada. Sim, é de dar água na boca!

No quesito drinks, as barracas surpreendem cada vez mais e vão desde as tradicionais caipirinhas de limão com cachaça até os nomes mais mirabolantes. Porém, a mais pedida continua sendo a tradicional batida de morango, que é feita com vodca, leite condensado e morango. Docinho e bastante saboroso, do jeitinho que nós amamos!

Agora partiu sobremesa? As opções são inúmeras. Tem cocadas de todos os tipos, cores e sabores, coquinho caramelizado com açúcar, quebra queixo, espetinho de morango com chocolate, churros com recheio de doce de leite, brigadeiro e Nutella; algodão doce e maçã do amor. Mas a barraca mais tradicional é a do “Clovão Cocadas”, que está localizada em frente à entrada dos pavilhões. Lá tem cocada fresquinha todos os dias e uma mais maravilhosa que a outra. Recomendo!

Boa de Garfo - Giovanna Simioli