Sabe aquele bolo que tem ‘cheirinho’ de café da tarde? É dele que iremos falar hoje. O bolo foi a primeira receita que aprendi ainda quando era criança. Eu, e todos os primos sempre fomos apaixonados pelo bolo de cenoura da vó Tonha e daí que nasceu minha curiosidade. Comecei ver ela fazer e logo já estava ajudando. Caminho sem volta né! E olha, modéstia à parte, já mostrava que a era ‘mão boa’ para cozinhar!!
Confesso que a confeitaria nunca foi uma paixão. Sempre gostei de dar meus pitacos nas receitas, inventar moda e, nem sempre, a confeitaria permite isso. Ela é mais rigorosa nos processos para que o resultado seja positivo. Talvez esse seja o motivo de não ser tão apaixonante assim. Porém, os bolos caseirinhos, esses que a gente faz em casa rapidinho para comer no café da tarde, são minhas paixões!
Além da receita da vó Tonha do bolo e cenoura com cobertura de chocolate, também amo um bolo de fubá com goiabada, de limão, laranja e, até o clássico, bolo de chocolate. E quando quero inventar um pouquinho, coloco uns morangos na cobertura. Já transforma o bolo em outro patamar.
Outro bolo que fica maravilhoso é o bolo de milho com requeijão! Aliás, se existe um alimento versátil é o milho! Prometo fazer uma coluna exclusiva para falar dessa iguaria. Mas voltemos ao bolo...o bolo cremoso de milho com requeijão mistura o doce com o toque suave de queijo cremoso e fica literalmente um espetáculo. Geralmente faço a massa e depois de colocar na forma de buraco vou adicionando colheradas de requeijão sobre a massa. Se você ainda não experimentou, apenas recomendo que faça hoje mesmo!
Acredito que minha paixão por esses bolos é devido a possibilidade de transformá-los de acordo com o que temos em casa. A base da receita é quase sempre a mesma, o que muda é o ‘sabor’. Dá para adicionar uma fruta, castanhas, chocolate, fubá, goiabada, doce de leite, enfim, são infinitas as possibilidades que permitem fazer um bolo incrível para a família ou até mesmo para receber uma visita.
Aliás, final de semana chegou e que tal caprichar um pouquinho mais no café? Para deixar esse momento ainda mais especial e suculento, separei uma receita que amo de paixão: o bolo toalha felpuda. Trata-se de um bolo de massa bem leve e saborosa com uma cobertura molhadinha de leite condensado com coco. Sabe aquele bolo que agrada geral? É esse! Inclusive as crianças! Bora colocar a mão na massa?
Bolo Toalha Felpuda
Ingredientes
Massa
4 ovos
150 g de manteiga
2 xícaras (chá) de açúcar
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
meia xícara (chá) de leite
1 vidro de leite de coco (200 ml)
Cobertura
1 xícara (chá) de leite
1 pacote de coco seco ralado (100 g)
1 leite condensado 395g
Modo de preparo
Massa
Separe as gemas das claras.
Em uma batedeira, bata bem a manteiga com o açúcar e as gemas até obter um creme fofo e esbranquiçado.
Com a batedeira ligada, junte a farinha peneirada com o fermento, alternando com o leite e o leite de coco.
Bata as claras em neve e misture delicadamente com a massa.
Despeje a massa em uma forma retangular média (23 x 32 cm), untada com manteiga e polvilhada com farinha de trigo.
Leve ao forno médio (180°C), preaquecido, por cerca de 40 minutos. Reserve.
Cobertura
Em um recipiente coloque o leite e o coco ralado para hidratar.
Junte o leite condensado e misture bem.
Retire o bolo do forno, fure com um garfo, e ainda quente, na própria forma, cubra com a mistura reservada.