Um dos vegetais mais nutritivos, segundo os nutricionistas, o brócolis é um alimento que está cada vez mais presente à mesa principalmente de quem busca uma alimentação mais saudável. E, você, que costuma frequentar os supermercados, quitandas e hortifrutis da cidade já deve ter percebido que o preço dele baixou. Portanto, é hora de aproveitar e inventar mil e uma receitas com esse “buquezinho” verde.
Confesso que nem sempre fui apaixonada pelo brócolis e, hoje, não vivo sem! Nos meus preparos utilizo o vegetal no arroz, bem picadinho. Ele dá aquele up na refeição, principalmente para servir acompanhado de um churrasco ou um peixe grelhado. Ah! Dá para fazer tanto com arroz branco ou integral. Qualquer um dos dois fica delícia.
Também gosto de servir como acompanhamento de uma costelinha suína ao molho barbecue. Além de deixar o prato lindo na hora de servir, o brócolis fica delicioso com o molho e forma uma combinação perfeita. Aliás, o vegetal combina com todos os tipos de carne. Uma sugestão bastante saudável é servir o brócolis com quinoa e filé de frango. Além de mega saudável, é uma combinação muito nutritiva e perfeita para quem briga diariamente com a balança (prazer, eu! rsrs)
As massas também combinam perfeitamente com o vegetal. Seja com um molho branco ou apenas com uma combinação de vegetais. Fica incrivelmente delicioso e lindo! Minha combinação preferida é o molho branco com brócolis e bacon. E na pizza? A combinação de brócolis, tomate seco e requeijão, da Specialle Pizzaria não existe! E não para por aí, o brócolis também está presente nos pasteis e, olha, fica uma loucura. Na Pastelaria São Paulo são três sabores com o vegetal em combinações incrivelmente deliciosas.
Fonte de ferro, potássio, cálcio, magnésio, vitaminas A, C, E e K e fibras, o brócolis pode ser congelado e, assim, conservado por mais tempo sem perder seus nutrientes. Para deixá-lo com uma cor verde bem viva, o segredo dos chefs é um processo chamado branqueamento, que é muito simples de fazer. Após o cozimento na água, mergulhe o vegetal na água gelada, de preferência com pedrinhas de gelo. É tiro que queda! Agora, para manter ainda mais a cor e preservar todos os seus nutrientes a dica é o cozimento no vapor.
E as folhas do brócolis, o que você faz? Se você joga fora, nunca mais faça isso. Ela é mega suculenta. Lembra um pouquinho o espinafre. Quando compro e vem com as folhas costumo fazê-las refogada, igual couve, ou com omelete. E os talinhos, se estão muito longos pico bem miudinho ou coloco no processador para utilizar em saladas e até no arroz! Já dizia o velho ditado, na natureza nada se perde, tudo se transforma. Então, vamos usar a criatividade e aproveitar o máximo que cada alimento pode nos oferecer.
Brócolis gratinado com batatas
Ingredientes
600 g de batata
2 xícaras de chá de brócolis lavado e picado
1/2 cebola roxa cortada em cubos
2 colheres de sopa de azeite
1 xícara de chá de creme de leite
2 colheres de sopa de manteiga
1 ovo
Sal e pimenta a gosto
1 pitada de noz-moscada
50 g de queijo mussarela ralado
100 g de queijo parmesão ralado
Modo de fazer
Descasque, corte e cozinhe as batatas em água com sal, até que fiquem macias, mas firmes;
Em um refratário, acomode as batatas cortadas, o brócolis, a cebola, regue tudo com azeite, e reserve;
Coloque o creme de leite, a manteiga, o ovo, a mussarela e metade do queijo parmesão em uma tigela, tempere com sal, pimenta, noz-moscada e misture;
Espalhe o molho sobre os vegetais, e salpique a outra parte do queijo parmesão ralado por cima;
Leve o refratário ao forno pré-aquecido a 200º graus por cerca de 20 minutos ou até o queijo gratinar.