Direto da Redação

Cadê o Cidade Limpa?



O prefeito André Pessuto (DEM) foi questionado pelas redes sociais por Faby Nogueira sobre o porquê Fernandópolis não adere mais ao programa “Cidade Limpa” da TV Tem. A pergunta tinha um objetivo. Por todos os cantos da cidade é possível encontrar móveis velhos, aparelhos de TV e muito entulho descartado pela população à espera que seja recolhido pela prefeitura.  Na resposta, o prefeito explicou que “várias cidades estão deixando de aderir ao programa. Fomos orientados por vários técnicos ambientais do Estado de SP”.
Segundo o prefeito, o programa resolve um problema e cria-se outro. “Devido a grande quantidade de entulho retirada de uma vez só, não há tempo para a triagem correta, e daí, surgem vários problemas sérios ambientais. Então, resolvemos fazer a intensificação periódica de recolhimento nas ruas quando há o descarte incorreto, e orientamos a população a procurar o PEV para fazer o descarte correto.
O que é o PEV? A sigla representa “Ponto de Entrega Voluntária” que foi instalado em um dos armazéns da extinta Fepasa, ao lado da antiga estação ferroviária. Ali, a população pode descartar todo tipo de material, incluindo animais de estimação mortos, devidamente embalados em sacos plásticos. A lista ainda inclui: óleo de cozinha, lixo eletrônico (TV, micro-ondas, máquina de lavar, tanquinho, peças de computador, celular usado, carregador, entre outros), medicamentos vencidos, pilhas e baterias, isopor, pneus e borrachas, lâmpadas, colchões e móveis velhos, latas de tintas, sucata, chapas de raio-x, resíduos da construção civil (pequenos geradores – até 0,50m³); roupas e sapatos usados (em bom estado de doação).


 

Bate pronto

  VICE NA REGIÃO - O vice-governador Rodrigo Garcia (DEM) desembarca na região neste sábado, 8, para cumprir agenda que prevê a inauguração de uma unidade do Poupatempo em Jales. Ele vai inaugurar 234 unidades habitacionais em Bebedouro construídas pela CDHU. E, no final da tarde, está previsto encontro partidário no escritório político do deputado federal Geninho Zuliani (DEM) em Rio Preto.

  REFIS I - A Prefeitura de Fernandópolis iniciou um Programa de Recuperação Fiscal – Refis, destinado a promover a regularização de créditos decorrentes de débitos de contribuintes relativos à contribuição de melhorias de pavimentação asfáltica. O município oferece perdão de 100% da multa e dos juros moratórios para os contribuintes que negociarem seus débitos. O contribuinte interessado em aderir ao Refis deve procurar o setor de serviços municipais no Poupatempo para preencher o requerimento até o dia 20 de fevereiro de 2020.

  REFIS II - Há três formas de pagamento: à vista, com vencimento para o primeiro dia útil após a celebração do acordo; antecipação de entrada mínima de 20% do débito e parcelamento do restante em até 60 meses; ou parcelamento do débito em até 48 meses, com vencimento da primeira parcela para o primeiro dia útil após a celebração do acordo. O Refis beneficia moradores de bairros como Jardim Araguaia, Jardim Paraíso, Terra das Paineiras, Jardim Ipanema, Pôr do Sol, Paulistano, Residencial dos Botelhos, Jardim Uirapuru, entre outros.

Claudemir Cabreira

Jornalista.