Boa de Garfo

CEIA DE NATAL: fazer ou encomendar tudo pronto?



CEIA DE NATAL: fazer ou encomendar tudo pronto?

Não sei na casa de vocês, mas na minha sempre tivemos a tradição de preparar todo o jantar da ceia de Natal. Desde o planejamento daquilo que iremos fazer, até mesmo as compras, preparo das receitas e decoração da noite natalina. Como diria minha amada avó, “o melhor da festa é esperar por ela”, e realmente é assim que acredito que seja a Ceia de Natal. A união da família em todos os processos é deliciosa. As tarefas sempre são divididas para que cada um fique responsável por algo e, assim, todos participam do resultado final. Algumas vezes ficamos um pouquinho cansados, mas muito felizes por estarmos juntos.
Porém, existem famílias que, por falta de tempo, pois precisam trabalhar até altas horas da véspera de Natal, ou que estarão na estrada a caminho da casa de familiares, já encomendam toda a ceia prontinha e o único trabalho que terão é organizar a logística de buscar as encomendas e montar a mesa. E não existe nada de errado nisso, certo! Muito pelo contrário, muitas empresas e famílias trabalham arduamente nesse período para atender esse público e preparam tudo com muito amor e carinho.

E quem não tem habilidade nenhuma na cozinha e quer impressionar os convidados? Encomenda também! Além de impressionar, você irá fazer a economia local girar. Temos que ser realistas, cada um faz aquilo que sabe ou que pode. Se não sabe ou não pode, deixa para os profissionais. Arrisque-se naquilo que esteja dentro de suas possibilidades, pois com o preço que estão os produtos, não tem como desperdiçar alimento.
E olha, opções é que não faltam em Fernandópolis para não precisar pilotar o fogão na véspera de Natal e deixar sua ceia caprichadíssima! As opções vão desde aperitivos ou entradinhas como o Corsini, que possui salames, pastrami, copa lombo, cupim, presunto de pernil e rosbife. Além dos molhos especiais e cortes de carne especiais. Tudo defumado de forma artesanal pelo chef Écio Corsini.

O Farinazzo preparou um cardápio finíssimo que inclui receitas especiais como o queijo brie folhado com geleia de damasco e castanhas e as opções de terrine de coalhada com figos secos e mel ou de queijo com nozes e damasco. Além é claro, dos tradicionais e já conhecidos do chef, cuscuz de atum ou camarão.

No quesito assados e saladas a Casa de Carnes Confiança é referência em Fernandópolis. Para o Natal eles terão o cardápio completo de assados com carnes bovinas como: cupim, costela, fraldinha, ponta de peito; carnes suínas: costela, joelho, lombo, pernil, leitoa; e também terá o pernil de carneiro e, claro, o frango assado recheado com farofa. Esses são apenas alguns exemplos, o cardápio deles é mega variado e possui muitas opções. Além das carnes, eles disponibilizaram um cardápio de saladas que vai desde as mais tradicionais como a maionese e o salpicão até as saladas marroquinas e de repolho. Mas fique atento e adiante sua encomenda para não ficar sem!

Para a sobremesa minha dica é uma bela taça de bombom de morango, um suculento e maravilhoso bolo decorado ou um tradicional pavê, que tal? A Josi Bolos e Doces possui um cardápio super especial para a data com muitas delícias. Agora, se você deseja mesmo é algo refrescante minha dica é o sorvete da Sorveteria Sabor Tropical. Confesso, é fora de sério! Já se tornou um dos meus preferidos aqui na cidade, viu! Em especial o sabor de Bala 7 Belo. Impossível não lembrar da minha infância todinha.
Enfim, hoje como a dica foi para você ficar longe da cozinha na ceia de Natal, não teremos nossa tradicional receitinha. Mas prometo que na próxima edição, nossa última de 2021, será caprichada!

Boa de Garfo