Boa de Garfo

CEVICHE: a iguaria peruana que é servida no restaurante japonês



CEVICHE: a iguaria peruana que é servida no restaurante japonês
Uma dica das boas é misturar a manga ao ceviche tradicional e servir dentro do coco

Tenho certeza que muitas pessoas ficarão surpresas com o a informação contida no título da coluna de hoje, da mesma forma que fiquei quando descobri. O Ceviche não é uma comida de origem oriental, mas sim aqui do nosso ladinho na América do Sul, do Peru.

Os primeiros registros dessa iguaria são de 2.000 A.C. entre o povo Mochica do litoral norte do Peru, onde o peixe era marinado em suco de tumbo cocoba ou curuba (um fruto similar ao maracujá) que na Amazônia brasileira é conhecida como "cubiu'. Patrimônio Cultural do país, a receita mais comum de ceviche é composta somente por peixe, limão, cebola, coentro, pimenta e sal.

A receita se popularizou tanto em todo o mundo que ganhou inúmeras adaptações, versões, ingredientes bem diferentes de sua versão original e, até um dia especial só para ele. Em 28 de junho, é comemorado Dia do Ceviche. Para celebrar essa iguaria, que eu particularmente amo, vamos falar sobre suas variações.

A versão mais comum, que é facilmente encontrada nos restaurantes de Fernandópolis é a tradicional que é feita com peixe, geralmente salmão ou tilápia, limão, azeite, cebola roxa, salsinha e pimenta biquinho. Em alguns lugares também utilizam o gengibre no tempero. Nas versões mais incrementadas, como a minha, ainda acrescento uma pimenta dedo de moça, para dar uma picância mais, e ainda adiciono pimentão amarelo.

O ceviche de banana da terra mistura a doçura da fruta com a acidez e a picância o ceviche

Além dos pratos com peixes, o ceviche ganhou versões com frutas como: manga, caju e banana; com frutos do mar como: camarão e polvo e até mesmo com legumes como a abobrinha. A receita geralmente é sempre a mesma, o que muda apenas é o ingrediente principal.

Em algumas regiões, ao invés da salsinha é utilizado o coentro. Uma planta aromática de sabor bastante marcante e particular. É aquele tipo de paladar que ou você ama ou odeia. Confesso que se utilizado na medida certa, sem exagero, enaltece e muito o paladar o ceviche. É aquele diferencial que dá uma potência e eleva o sabor ao nível máximo. Porém, se pesar a mão e colocar em excesso, irá destruir o prato.

O ceviche de abobrinha é um queridinho dos veganos e vegetarianos

Apesar de ter origem peruana, o ceviche é a cara do Brasil. Refrescante, tropical e com uma pitada do nosso tempero caliente. Além do mais, é um prato democrático e de muito fácil preparo. Não precisa ser nenhum Masterchef para arrasar. Com tantas receitas na internet, hoje decidi compartilhar com vocês a minha, que não tem segredo algum e que é feita ao meu gosto, no olhômetro. Vai fazendo e experimentando até que fique com o paladar que te agrade. Sem medo!!! O segredo é adicionar aos poucos os ingredientes e acrescentar mais depois caso precise. O resultado é surpreendente. Vou deixar também a receitinha de um diferentão, o ceviche de manga.

Ceviche da Gi

Ceviche da Gi

Ingredientes

Filé de peixe em cubos médios (tilápia/ salmão)

Pimentão amarelo

Pimenta dedo de moça sem sementes

Pimenta biquinho

Cebola roxa

Limão

Azeite

Shoyo (só um golinho)

Sal

Salsinha ou coentro

Modo de fazer

Coloque em uma vasilha o peixe picado e vá acrescentando os demais ingredientes.

Misture tudo delicadamente. Coloque na geladeira e sirva gelado.

Ceviche de manga

Ceviche de manga

Ingredientes

1 manga

¼ de cebola roxa

½ colher de chá de gengibre ralado

Suco de 1 limão-Taiti

Sal a gosto

Pimenta-do-reino a gosto

Gergelim a gosto

Hortelã picada a gosto

Modo de preparo

Corte a manga em cubos e reserve.

Pique a cebola em fatias finas e reserve.

Em uma tigela, coloque a manga, a cebola e o gengibre.

Tempere com limão, sal, pimenta e misture bem.

Finalize com o gergilim e a hortelã. Agora é só servir.

Boa de Garfo - Giovanna Simioli