Boa de Garfo

CHURROS: o doce que virou um sabor



CHURROS: o doce que virou um sabor
O tradicional churros com doce de leite (Foto: Freepik)

Nos trailers, food trucks, kombis, festas de peão ou nos restaurantes e cafés mais badalados, o churros é sempre um sucesso! Sucesso tamanho que, além de um doce pra lá de suculento, se tornou um “sabor” e agora é possível apreciar: bolo de churros, docinho de churros, coxinha, sorvete, torta, pudim, entre tantas outras receitas possíveis e imagináveis.

Esse docinho existe há séculos e possui diversas versões, porém, a mais popular revela que sua origem é espanhola. Acredita-se que as primeiras versões teriam sido feitas por pastores de ovelhas e cabras que, no alto das colinas, não tinham acesso a ingredientes frescos, tampouco a um bom pão. Na Espanha, os churros são populares há mais de um século no café da manhã, no lanche, como cura-ressaca e sobremesa. Por lá, serve-se uma meia dúzia bem fininha de churros ladeados por uma porção espessa de chocolate quente, quase uma ganache.

Em alguns países, o churros é mais fininho e ao invés do recheio dentro é mergulhado na calda de chocolate (Foto: Freepik)

No Brasil a receita agrada desde os paladares mais simples, até aqueles mais exigentes. Por isso, está presente desde o comércio de rua até os menus dos restaurantes mais requintados e badalados. Aqui em Fernandópolis é possível encontrar churros desde os mais clássicos até aqueles bem incrementados e com sabores salgados, inclusive.

Agora, esse docinho ficou tão popular que ganhou inúmeras versões. O bolo de churros, que nada mais é que uma massa aromatizada com canela e cobertura de doce de leite. Tem também o brigadeiro de churros, pudim, enfim, uma grande variedade de opções que utilizam a combinação do doce de leite e canela para fazer referência ao churros.

O docinho de churros nasceu a partir da mistura de canela e doce de leite (Foto: Roberto Pereira)

Que o brasileiro não tem limites é um fato, mas não somos os únicos a sugerir novos recheios para a massa! Em Cuba, por exemplo, é comum encontrar churros recheados com frutas, como goiaba. Já no Uruguai existem churros recheados com queijo derretido. Essa pode ser novidade para você, mas a receita original do churros não é doce! A massa leva apenas farinha, água fervente e manteiga, uma pitada de sal e nada de açúcar. Cozida e frita em imersão, ela pode ser finalizada com açúcar ou não.

As coberturas podem ser dos sabores mais variados. Basta usar a imaginação e pronto! (Foto: Rei dos Churros)

Claro que teremos receita!! E uma bem fácil e clássica com aquele doce de leite feito com a clássica lata de leite moça cozinha na panela de pressão. Super fácil e, simplesmente, deliciosa!

Bolo Churros com Recheio de Doce de Leite

Bolo Churros com Recheio de Doce de Leite
Receitas Nestlè

Ingredientes

Recheio de Doce de Leite

2 latas de Leite MOÇA®

Massa

3 ovos

100 g de manteiga

1 xícara (chá) de açúcar

2 xícaras (chá) de farinha de trigo

meia xícara (chá) de leite

1 colher (chá) de canela em pó

1 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de preparo

Recheio de Doce de Leite

Retire o rótulo e o excesso de cola das latas de Leite MOÇA, coloque-as fechadas em uma panela de pressão e adicione água suficiente para cobri-las.

Tampe a panela e cozinhe em fogo médio por 15 minutos (contados após início da fervura).

Espere sair toda a pressão, abra a panela, retire as latas com cuidado e deixe-as esfriar antes de abri-las.

Transfira o conteúdo para um recipiente e misture para ficar homogêneo. Reserve.

Massa

Em uma batedeira, bata os ovos, a manteiga e o açúcar até ficar um creme fofo.

Desligue a batedeira e junte a farinha de trigo, o Leite NINHO, a canela em pó e o fermento em pó e misture bem.

Coloque em uma forma redonda (20 cm de diâmetro) untada com manteiga e polvilhada com farinha de trigo e leve ao forno médio-alto (200°C), preaquecido, por cerca de 30 minutos.

Desenforme o bolo ainda morno, corte em 3 partes iguais e recheie com o Leite MOÇA cozido, reservando uma parte para decorar.

Polvilhe com açúcar e a canela em pó. Sirva.

Fonte: Receitas Nestlè

Boa de Garfo - Giovanna Simioli