A comida, além de nutrir nosso organismo, é capaz de provocar sensações de conforto, bem-estar e, até mesmo, resgatar uma memória afetiva. Assim surgiu o termo ‘comfort food’ ou comida confortável. Em geral elas fazem referência aos sabores que ativam sensações de prazer e segurança. Geralmente são pratos de preparo simples, vinculados a alguém ou algum momento especial.
Sabe aquele frango assado com batata que lembra os almoços de domingo em família? E o cheirinho de bolo saindo do forno da casa da vó? E a lasanha bolonhesa da sua mãe? E o churrasco do seu pai? Olha!!!! Se tem uma coisa que me traz boas lembranças são as comidas.
Comfort food: a comida que abraça é uma das principais tendências da gastronomia
Seguindo esse viés, chefs de todo o mundo trataram de incluir em seus menus pratos que tragam essas lembranças afetivas e que, de alguma forma, proporcione conforto, prazer e bem estar. Um exemplo bem popular é do chef Henrique Fogaça, jurado do Masterchef Brasil, com a sua polenta cremosa com ragu de sobrepaleta suína, que se tornou um clássico do comfort food.
Aqui em Fernandópolis é possível encontrar essa comida que abraça com muita facilidade, até mesmo pelas nossa cultura. Porém, uma comfort food que realmente abrace e nos traga memórias afetivas são poucas. O frango assado de domingo, por exemplo, é bem fácil encontrar nos açougues de toda a cidade, porém, se você deseja ‘O’ frango assado precisa acordar bem cedo, senão vai enfrentar a mega fila que se forma em frente à Casa de Carnes Confiança, que na minha opinião, tem o melhor da cidade!
Agora se o seu desejo é de uma lasanha bolonhesa daquelas bem recheadas e suculentas, minha sugestão é o Di Tanto. Aliás, todas as massas deles são incríveis, mas a lasanha ganhou meu coração todinho. Eles fecharam a loja do shopping, mas atendem por delivery ou retirada. E olha, chega bemmm quentinho em casa, viu!!
Um lugar que considero totalmente comfort food aqui é o Empório Mineiro, que fica na praça de alimentação do Shopping Center Fernandópolis. O buffet deles é recheado de comidas que, literalmente, remete a aconchego de casa de mãe, vó, férias na fazenda. Enfim, tem frango assado, carne de porco, feijão gordo, milho refogado, purê de batata, quiabo, e até um bife acebolado frito na hora. Confesso que é um dos meus restaurantes preferidos aqui em Fernandópolis.
Eita que hoje eu tô escrevendo e salivando aqui, viu! Se você, assim como eu, gosta de cozinhar e inventar moda na cozinha, vou deixar a sugestão de um ragu de costela que pode ser servido com polenta ou com uma bela massa.
Ragu de costela
Ingredientes
500g de costela bovina limpa, em pedaços
2 dentes de alho
1 cebola picada
1 folha de louro
4 tomates maduros sem pele e sem sementes, picados
1/2 xícara (chá) de polpa de tomate
Salsa picada a gosto.
Modo de preparo
Em uma panela de pressão aqueça o óleo e doure a carne. Acrescente o alho e a cebola e refogue.
Junte o louro, acrescente os temperos de sua preferência e adicione meio litro de água fervente.
Tampe a panela e cozinhe em fogo baixo, por cerca de 30 minutos após pegar pressão ou até que esteja macio.
Desfie a carne e retorne ela para a panela junto com os tomates e a polpa de tomate.
Deixe cozinhar por cerca de 20 minutos ou até o reduzir o molho.
Salpique salsa por cima.