Boa de Garfo

COMIDA DI BUTECO: as iguarias dos bares fernandopolenses



COMIDA DI BUTECO: as iguarias dos bares fernandopolenses

Em várias regiões do país acontece o festival ‘Comida di Buteco’. Um evento que tem como objetivo eleger a melhor iguaria de boteco do Brasil. Apesar de Fernandópolis estar fora da rota do concurso, estamos muito bem servidos de restaurantes, bares e botecos com pratos deliciosos.

Uma das definições de comida de boteco que encontrei e mais me encantei foi que, trata-se de uma comida feita para compartilhar com os amigos e aproveitar o momento, e talvez seja esse um dos fatores que a torna tão amada. Já viu alguém triste apreciando uma porção de panceta? Desconheço! Mas enfim, para mim, é aquela comida que partilhamos juntamente com boas risadas.

Na rota dos bares com boas opções de comida de boteco vale o destaque para o Sr. Butiquim Pub, que oferece muitas opções de bolinhos de todos os tipos e um mais suculento que o outro. Sem contar a apresentação, não só dos pratos, mas dos drinks também. É ótima! Ali, na mesma região sul da cidade, também temos o Quintal de Casa, um barzinho bem familiar, com um atendimento impecável e uma porção de kibe frito perfeita! Sem contar na variedade de iguarias do cardápio que vai de porções de comida de boteco até gastronomia nordestina como o sarapatel.

No ‘Sabores do Mercadão’ o destaque vai para os pastéis especiais. Confesso que já provei o de camarão e o pastel de bacalhau e, infelizmente, não sei indicar qual é o melhor. Ou melhor, sei sim, peça os dois e divida com um amigo. Assim os dois poderão provar essa maravilha. A massa é espetacular, mas o recheio...sem comentários! Vale cada centavo!

O ‘Jardim do Espeto’, um dos lugares mais charmosos de Fernandópolis, oferece tanta coisa boa que fica até difícil escolher uma, sabia? A variedade de espetos é imensa, sem contar os tipo ‘gourmet’ e a costelinha barbecue, que olha, dá água na boa. O bolinho de camarão também é um espetáculo, juntamente com a panceta de rolo e o dadinho de tapioca. As opções são inúmeras e o ambiente é delicioso e bem propício para uma porção acompanhado de um drink ou uma cervejinha.

Agora quem tá com uma big vontade de comer um mix de comida de boteco com qualidade e, olha, muito bem servida. É só juntar a galera e ir no ‘Empório Mineiro’ na praça de alimentação do Shopping Center Fernandópolis. Confesso que não vou me recordar o nome da porção, mas ela vem: carne acebolada, isca de frango, peixe frito, batata e polenta frita e alguns (muitos) acompanhamentos. Detalhe, já comi esse tipo de porção em outros lugares e foi uma decepção só. Mas no Empório não! Tudo de excelente qualidade e, detalhe, estávamos em cinco pessoas e ainda levei marmita pra casa, de tanta coisa que vem. Ou seja, vá com fome!

Confesso que sou uma apaixonada por todo tipo de comida (ah, vá!), mas a comida de boteco é uma das minhas preferidas tanto de preparar, quanto de comer. E como sou muito amiga de vocês, vou compartilhar uma receitinha bem BBBF– boa, bonita, barata e facílima! O bolinho de arroz na air fryer, que inclusive você pode aproveitar o arroz que sobrou do almoço ou do jantar e incrementar do jeito que você preferir. Colocar um pedacinho de mussarela no meio do bolinho com um quadradinho de bacon, fica incrivelmente maravilhoso! Fica a dica.

Bolinho de arroz na air fryer

Bolinho de arroz na air fryer

Ingredientes

2 batatas pequenas cozidas e amassadas

2 xícaras de arroz cozido (pode reaproveitar a sobra do almoço)

4 colheres de sopa de azeite

1 ovo

1 pacote de parmesão ralado

2 colheres de sopa requeijão cremoso

½ xícara mussarela em cubos

Cheiro verde a gosto

Sal e pimenta do reino a gosto

Noz moscada a gosto

Modo de fazer

1 – Em um recipiente, junte todos os ingredientes e misture bem até se tornar uma massa que possa ser modelada.

2 - Molhe as mãos para modelar as bolinhas, isso evita que grude.

3 – Preaqueça a air fryer por 3 minutos a 200º. Organize os bolinhos no cesto, cuide para que eles se toquem o mínimo possível.

4 - Frite por 20 min a 200º. Seu bolinho será crocante e macio por dentro.

5 – Capriche na apresentação e sirva com um molho da sua preferência (o meu é uma misturinha simples de maionese, mostarda, creme de leite, pimenta e cheiro verde).

Boa de Garfo - Giovanna Simioli