Direto da Redação

Concurso pode passar de 8 mil inscritos



O concurso aberto pela prefeitura para preenchimento de 365 vagas em 62 cargos (mais cadastro reserva), cujas inscrições fecharam na última quarta-feira, 10, terá número recorde de inscritos. A estimativa do Secretário de Recursos Humanos, Antonio Luís Aiélo, é de 8 mil inscritos, podendo chegar a 10 mil.

Ele toma por base o último processo seletivo que se destinava a contratações emergenciais por um ano e que atraiu mais de 4 mil candidatos. Já o concurso público tem o atrativo de maior segurança e estabilidade no emprego.

A empresa contratada para realização do concurso da Prefeitura de Fernandópolis, a Recrutamento Brasil, prometeu divulgar no dia 17 a relação dos inscritos para o concurso. Só então serão divulgados os locais da prova agendado previamente para o dia 4 de fevereiro.

A prefeitura tem hoje 2,5 mil servidores e apenas 1,5 mil são concursados. A carência de servidores ocorre em muitas áreas, mas o setor da educação é o mais crítico. Aiélo estima que a maioria das contratações deve ser efetivada ainda no primeiro quadrimestre, ou seja, até abril. O secretário chegou a dizer que não será difícil a prefeitura começar a chamar até mesmo os candidatos do cadastro reserva, diante da necessidade de mão-de-obra.

BATE PRONTO

BATE PRONTO

- EX-TUCANOS – Um encontro em Brasília reuniu ex-tucanos da velha guarda (foto acima): o vice-prefeito de Fernandópolis Artur Silveira e o ex-governador e atual vice-presidente Geraldo Alckmin. Ambos, agora, estão abrigados no PSB após terem deixado o ninho tucano. Do encontro participou o prefeito André Pessuto (União Brasil). O vice-presidente falou na liberação de recursos para a Santa Casa e investimento em infraestrutura sem, contudo, citar valores.

- NOVA DATA – A Prefeitura adiou para o dia 19, próxima sexta-feira, a abertura de propostas para contratação de empresa especializada destinada a construção de pista de skate com investimento previsto de R$ 616 mil. Anteriormente, a abertura das propostas seria no dia 8 de janeiro. Denominado “Skatepark Fernandópolis”, a pista ocupará o platô central da área da Academia a Céu Aberto ao lado da represa e contempla equipamentos como trave, borda/caixote. Hubba, hubba + jump, corrimão, quarter, escada, spine com pirâmide, rampa e bowl.

- REAJUSTE – Os contribuintes de Fernandópolis devem começar a receber o carnê de IPTU e ITU 2024 a partir da segunda quinzena de fevereiro, já que o pagamento começa em março no dia 15. O prefeito ainda não liberou o decreto para o reajuste do imposto, mas deve seguir o colega rio-pretense Edinho Araújo que reajustou o imposto com base no índice da inflação de 2023 que saiu esta semana, ou seja, 4,62%.  O Diário Oficial Eletrônico desta sexta-feira, 12, trouxe o novo valor da URM - Unidade de Referência do Município -  que já vale desde 1º de janeiro:  R$ 361,98.

FOTO DA SEMANA

FOTO DA SEMANA

A imagem de coqueiros incendiados na Praça da Brasilândia, bem ao lado da Igreja São Luiz Gonzaga, gerou indignação na população. Na primeira imagem, um dos coqueiros em chamas. Na segunda, o dano ambiental que chocou os moradores. A Polícia está investigando o crime ambiental e espera contar com ajuda da população em denúncias anônimas identificar os vândalos.

POSITIVO

A UPA de Fernandópolis acabou de receber um moderno aparelho de eletrocardiograma que faz parte do Projeto ‘Boas Práticas’ em parceria com o HCOR – Associação Beneficente Síria de São Paulo -  e Ministério da Saúde. O sistema permite que o paciente faça o exame em Fernandópolis que é retransmitido em minutos para médicos cardiologistas do HCOR, na capital paulista que emitirão o laudo final com orientação para as equipes da UPA. Segundo a coordenadora da UPA, Janaína Alves, esse equipamento está sendo importante no atendimento de pacientes que entram na unidade com quadro de doenças cardiovasculares.

NEGATIVO

É fato que o Mirante do Paredão virou ponto de atração turística em Fernandópolis atraindo muitos visitantes para apreciar a vista e o pôr-do-sol. No local, área que abrigou o antigo lixão da cidade, a população tem cuidado para manter o espaço limpo. Mas, no trajeto de quatro quilômetros pela estrada de terra, a equipe da Rádio Difusora FM, que esteve no local para reportagem esta semana, se deparou com entulho descartado irregularmente. Cena triste. Enquanto isso, continuamos esperando pelas prometidas câmeras de vigilâncias em pontos estratégicos para tentar coibir essa prática.

Claudemir Cabreira

Jornalista.