Boa de Garfo

COXINHA: um dos melhores pratos das Américas, segundo a Taste Atlas



COXINHA: um dos melhores pratos das Américas, segundo a Taste Atlas
A coxinha brasileira ficou entre os 50 melhores pratos das Américas - Foto: Freepik

O salgado mais querido dos brasileiros ficou entre os 50 melhores pratos das Américas. Ocupando a 34ª posição no ranking feito pela Taste Atlas - plataforma internacional que classifica e destaca pratos culinários de diferentes regiões do mundo - o quitute foi classificado com nota 4,6 de 5.

Segundo a plataforma, a coxinha perfeita é aquela que tem uma crosta dourada e crocante, que se desfaz em um interior cremoso feito com peito de frango desfiado e requeijão cremoso Catupiry. Ah, e disso a gente entende muito bem, não é mesmo?

Mas, você sabe onde e como surgiu a coxinha? Te conto já! Existem várias versões dessa história, mas, a mais popular, diz que ela foi criada no final do século 19, em São Paulo. O salgado teria sido criado para a família imperial, especialmente para satisfazer o desejo do filho da princesa Isabel, que era apaixonado por carne de frango.

Um dia, deparando-se com a escassez de ingredientes para alimentar o menino, uma cozinheira teria tido a ideia de desfiar uma galinha inteira, transformando-a em coxas, e as envolveu em uma deliciosa massa. O filho da princesa teria se encantado com o sabor da novidade e, ao provar a iguaria, a própria princesa Isabel também teria ficado maravilhada e decidiu levar a coxinha para o Rio de Janeiro.

Desde então, o salgado se popularizou rapidamente por todo o país, conquistando paladares e se tornando um ícone da gastronomia brasileira. A palavra "coxinha" foi usada para descrever o novo salgado devido à sua forma, que lembra uma coxa de frango.

As clássicas Coxinhas Douradas de Bueno de Andrada de frango com Catupiry

Hoje, nem só de frango se vive uma coxinha. A variedade de sabores vai desde carne, brócolis com requeijão, carne seca e até mesmo, coxinhas doces. Pode isso, Arnaldo? Para quem é leitor raiz, lembra de quando fiz uma viagem gastronômica e fui conhecer as Coxinhas Douradas de Bueno de Andrada, né? Lá são dezenas de sabores e combinações que chega ser impossível comer uma só. Mas, a clássica de frango com Catupiry nunca pode faltar. Quem tiver passando pela região de Araraquara é uma ótima opção de pit stop. Um bucólico vilarejo com uma rua repleta de árvores e uma estação de trem. Vale a parada, viu!

O Bar Sete é o maior especialista em salgados e, claro, coxinhas de frango e carne de Fernandópolis

Aqui em Fernandópolis temos salgaderias que fazem essa iguaria com uma maestria sem igual. Na Pastelaria do Vô Zico, a coxinha de frango com Catupiry é o meu salgado preferido. Preparada com ingredientes de qualidade e com a casquinha bem sequinha, o sabor é espetacular. No Bar Sete, a dupla de coxinhas de carne e frango dispensa comentários, né? É sucesso absoluto! Aliás, todos os salgados são preparados com muito capricho, por isso, o local vive lotado todos os dias.

A inesquecível coxinha do Chico Barrigudo, do Mercadão de São José do Rio Preto

Agora, uma coxinha inesquecível é a famosa coxinha do Vila Dionísio e do Chico Barrigudo, de São José do Rio Preto. Confesso que já saí de casa para a balada apenas para comer essa delícia. Juro! É algo sem explicação de tão bom! O frango é envolto com mais puro creme de Catupiry e a massa é muito fininha e crocante. Com um chopinho, então? Fica dos Deuses!!! Quando for a Rio Preto, não deixe de provar.

Boa de Garfo - Giovanna Simioli