Observatório

David Luiz assume papel de protagonista na seleção



David Luiz assume papel de protagonista na seleção

Treze meses atrás, David Luiz Moreira Marinho era mais um. Mais um bom zagueiro do futebol brasileiro que fez carreira na Europa após deixar o país, em 2007, aos 20 anos.

Antes mais um em um time que tinha estrelas como Neymar, Júlio César e Thiago Silva, ele vem se tornando único. Venceu a Copa das Confederações em 2013 e agora foi determinante para que o Brasil ganhasse uma vaga entre as quatro melhores seleções desta Copa.

Não bastasse o talento, ele tem demonstrado um carisma só comparável ao de Neymar na equipe.

O cabelo volumoso, as caretas que gosta de fazer para as câmeras e a gentileza com os torcedores o tornaram um dos mais assediados.

No jogo contra a Colômbia, foi o mais festejado pela torcedores no Castelão.

Entre os jogadores do time nacional, David Luiz é conhecido como "prefeito". Ganhou esse apelido pelo tempo que gasta dando autógrafos e tirando fotos com torcedores antes e depois dos treinos na Granja Comary, onde fica o QG da seleção.

Nas zonas mistas, setores do estádio onde os atletas passam para dar entrevistas após os jogos, ele sempre é o último a ir embora.

"Só falta eu no ônibus? Então pode ir que eu me viro para ir embora depois. Estou falando com eles [jornalistas]", disse o jogador depois da partida contra o Chile a um funcionário da CBF que o apressava para ir embora.

Não teria, contudo, obtido tamanha popularidade e prestígio só com o jeitão bem-humorado. Foram as atuações nesta Copa que deram a ele o status de protagonista.

Machucado, Neymar está fora do Mundial e o capitão Thiago Silva, suspenso, não joga a semifinal contra a Alemanha, no Mineirão.

Nesta terça, 8, David Luiz receberá a tarja de capitão e toda a atenção depois de dois gols no Mundial, contra o Chile e a Colômbia –ele nunca havia marcado com a camisa da seleção.

É o ápice da sua carreira. De um garoto que não levava jeito para jogar bola em Diadema, na Grande São Paulo, David Luiz se tornou o zagueiro mais caro do mundo, comprado pelo Paris Saint-Germain do clube inglês Chelsea por R$149,6 milhões.

Observatório