Observatório

Desenhos de alunos fernandopolenses são expostos no Anhembi



Desenhos de alunos fernandopolenses são expostos no Anhembi
Durante as comemorações oficiais do centenário da imigração japonesa no Brasil, que se realizaram no Palácio das Convenções do Anhembi, nos dias 20, 21 e 22 de junho, a Secretaria da Educação teve a oportunidade de mostrar ao público as realizações do Programa Viva Japão.

O Projeto Viva Japão aconteceu no ano passado e dele participaram cerca de 300 escolas do Estado de São Paulo. A Diretoria de Ensino de Fernandópolis enviou trabalhos das escolas: Afonso Cáfaro, Carlos Barozzi, Armelindo Ferrari, além das cidades de Magda e Pedranópolis.

A escola Afonso Cáfaro estava representada através de dois desenhos (selecionados no concurso de Toyama, das alunas Jessica 4ª série e Leide Aine 8ª série que receberam medalhas no Anhembi no último sábado - foi a única escola que teve dois trabalhos selecionados) e também por meio de um trabalho realizado por alunos do Ensino Médio orientados pela professora de artes Celly Permigiani. Trata-se de um portifólio com imagens e depoimentos de famílias japonesas pioneiras em Fernandópolis.

"Tikara e Keika”, os mascotes oficiais do Centenário da Imigração Japonesa, criados por Mauricio de Souza, estiveram a postos na entrada do Parque do Anhembi entre aos dias 13 e 22 de junho, a fim de recepcionar os visitantes. Foram apresentados shows, palestras e workshops, lançamentos de livros, cursos de gastronomia, simpósios, campeonatos de karaokê e de cosplay.

A programação foi estruturada de forma a levar os visitantes a fazer uma reflexão, uma retrospectiva sobre a história da imigração japonesa no Brasil, mas também focar no futuro, discutindo novas perspectivas de intercâmbio tecnológico e parcerias visando ao desenvolvimento sustentável.
O responsável pelo Projeto Viva Japão é o cronista, articulista e chargista Silvio Sano, também coordenador do Curso de Comunicação Verbal e Não-verbal (Oratória) ministrado pelo professor Fernandes Neto, na Associação Mie Kenjin do Brasil. É membro do Conselho Deliberativo da Aliança Cultura Brasil-Japão, do Conselho Deliberativo da Associação Mie Kenjin do Brasil e da diretoria da Associação de Amigos do Memorial dos Imigrantes.
Observatório