Boa de Garfo

Dia da Pizza: os sabores e as pessoas que deram nome a famosas pizzas em Fernandópolis



Dia da Pizza: os sabores e as pessoas que deram nome a famosas pizzas em Fernandópolis

Hoje, 10, primeiro dia de nossa coluna, é celebrado em todo o mundo o Dia da Pizza. A iguaria gastronômica que nasceu entre egípcios e hebreus, há pelo menos seis mil anos atrás, foi reinventada na Itália, matou a fome de muitos pobres na região sul daquele país, até chegar a Nápoles, onde foi formatada do jeito que conhecemos hoje, redonda e com recheios variados.
Fernandópolis possui dezenas de pizzarias com variados cardápios de recheios desde os mais tradicionais até mesmo sabores inusitados como a pizza de ‘Salmão’, da pizzaria Specialle e o sabor ‘Cupim’, da tradicional Bonna Pizza.
 

Pizza 'Salmão' da pizzaria Specialle

A pizza de salmão foi inspirada na culinária oriental e possui como recheio além do peixe em cubos grelhados, cream cheese, molho de tomate, mussarela, molho tarê, pimenta biquinho e, ao invés de orégano, gergelim preto.
Já a pizza de Cupim, foi inspirada em um dos pratos da Bonna Pizza, que é o ‘Cupim Casqueirado’, e criada pelo empresário e proprietário, ‘Tatá’. O recheio é feito com molho especial, cupim casqueirado coberto com mussarela e catupiry.
Além dos sabores diferentões, Fernandópolis também tem sabores criados pelos próprios clientes da pizzaria. É o caso do famoso sabor ‘Dra Cristina’, da pizzaria Bella Roma, que se tornou um clássico e, também, as pizzas ‘Da Val’ e a ‘Perfeita’, ambas criadas por clientes muito especiais e que estão no cardápio da tradicional pizzaria da cidade.
 

Pizza 'Elis' do Pão do Cordeiro

Para fechar com chave de ouro, você sabia que Fernandópolis possui pizzas feitas com ingredientes 100% artesanais e todos produzidos aqui na cidade? Pois bem, é a pizza ‘Jobim’ e a ‘Elis’, do Pão do Cordeiro. Elas são preparadas com a massa do Pão do Cordeiro, de fermentação lenta e natural, molho de tomate artesanal, requeijão artesanal da queijaria Jeito de Mato, pastrami (Jobim) ou copa lombo (Elis) do chef  Écio Corsini, além de temperos especiais como: cebola roxa (Jobim), tomate cereja (Elis) pimenta e tomilho. Deu água na boca né?
Então, que tal comemorar o Dia da Pizza com pizza? Já dei algumas sugestões, mas se você gosta de colocar a ‘Mão na Massa’, aqui fica minha dica para uma saborosa e clássica Marguerita!

Mão na massa!- Pizza Marguerita Clássica

Mão na massa!- Pizza Marguerita Clássica

Massa
- 250g de farinha de trigo
- 5g de fermento biológico seco instantâneo
- 1 colher (chá) de sal
- ½ copo de água morna

Recheio
- 120g de parmesão ralado
- 1 xícara (chá) de molho de tomate
- 1 colher (sopa) de azeite
- 250g de mussarela de búfala
- 10 unidades de azeitona preta sem caroço
- 12 folhas de manjericão
- Orégano à gosto

Como fazer
1) Misture a farinha, sal e o fermento.
2) Acrescente água morna e misture a massa com as mãos.
3) Transfira a massa para uma superfície lisa e comece a sovar.
4) Divida a massa em dois, coloque cada parte em um saco plástico e deixe descansar por duas horas.
5) Abra as duas partes de massa e coloque em duas assadeiras diferentes, enquanto deixa o forno pré-aquecendo a 200°.
6) Sobre a pizza espalhe o molho e o azeite, acrescente o queijo parmesão e adicione a mussarela de búfala. Finalize com o manjericão.
7) Leve ao forno por cerca de 10 minutos e retire para saborear.

Boa de Garfo - Giovanna Simioli