Boa de Garfo

DIA DOS NAMORADOS: 5 dicas para um jantar romântico completo



DIA DOS NAMORADOS: 5 dicas para um jantar romântico completo

O clima de romance já está no ar. Na segunda-feira, 12, é celebrado o Dia dos Namorados e a coluna Boa de Garfo dá uma forcinha para você que não fez reserva em nenhum restaurante da cidade ou quer impressionar nessa data tão especial.

Os tomates em formato de coração dão um toque especial na mesa de frios

#1 – Petiscos em formato de coração

Mesmo com zero habilidades na cozinha você pode impressionar com um simples petisco de tomate cereja em formato de coração. Basta cortar o tomatinho na diagonal do comprimento inverter uma parte e espetar com um palito. Fica linduxo assim!

O capricho e o amor são os itens que não podem faltar nessa mesa posta

Para criar um clima especial aposte em um jantar à luz de velas. A decoração em si não precisa ser temática, confira os itens que você já possui em casa de mesa posta e apenas incremente. Se for em tons de vermelho e branco, melhor ainda! Peças em formato de coração também dão um charme a mais. Quem quiser incrementar com flores também vale! (fica a dica) O segredo de tudo é o carinho e o capricho.

A tábua de frios não tem segredo, basta ir acomodando os ingredientes com uma dose extra de capricho

#3 – Entrada

Vamos simplificar? Uma entradinha clássica e difícil de errar é a tábua de frios. Aposte dos queijos, embutidos, azeitonas, tomate cereja, frutas, geleias, torradas e, até mesmo, castanhas. É fácil, prático e brilha! Basta ir acomodando no prato de forma a contrastar as cores e ir ajeitando. Nesse caso, não tem segredo, apenas capricho. Uma dica: no supermercado já peça para fatiarem o salame ou os embutidos que for utilizar. Facilita e muito! Outra dica é deixar as azeitonas escorrerem em uma peneira antes da montagem para não escorrer água na tábua. Alguns detalhes ‘bobos’, que fazem a diferença no final.

Uma clássica massa bem feita não tem erro!

Uma boa massa! Se for artesanal, melhor ainda. Pode variar desde os tipos mais básicos como o linguini e o talharim até as massas recheadas como rondelli, ravióli, sorrentino e capelleti. Depois, basta escolher o tipo de molho e, para facilitar, dá para deixar já pronto e na hora de servir basta cozinhar a massa, aquecer o molho e montar os pratos. Não se esqueça do queijo. E nada de queijo de saquinho!!! Escolha um exemplar de boa qualidade também. O gran finale faz toda a diferença.

Merengue de morango (Foto: Murillo Mendes / Divulgação)

#5 Sobremesa

Para fechar esse menu completo não poderia faltar a sobremesa. Doce e saboroso como o amor, o Merengue de Morangos é a minha sobremesa favorita e, para essa ocasião, desconheço uma melhor.

Merengue de morango

Ingredientes

500 g de creme de leite fresco;

50 g de açúcar;

700 g de morango;

200 g de suspiro seco.

Modo de preparo

1. Bata na batedeira ou em um bowl com fouet o creme de leite e o açúcar até chegar em picos firmes (ponto de chantily).

2. Corte os morangos em cubos médios com cerca de 1 cm.

3. Quebre o suspiro em pedaços de tamanho similar ao morango.

4. Inicie a montagem colocando o chantily, depois o suspiro e, por fim, o morango, com pelo menos duas camadas de cada.

5. Termine a montagem com chantily e suspiros, mas deixando aparecer um pouco de camada anterior de morango.

Fonte: Revista Casa e Jardim/ Receita do Charlô

Boa de Garfo - Giovanna Simioli