Boa de Garfo

Dia Internacional da Cerveja: saiba mais sobre a bebida que se tornou paixão nacional



Dia Internacional da Cerveja: saiba mais sobre a bebida que se tornou paixão nacional
A cerveja pilsen é a mais consumida de leste a oeste no Brasil - (créditos: Freepik.com)

Você sabia que em mais de 200 países toda primeira sexta-feira do mês de agosto é celebrado o Dia Internacional da Cerveja ou o International Beer Day? O dia foi criado em 2007, na Califórnia e possui três motivações: reunir os amigos para saborear uma cerveja, celebrar os responsáveis por fabricá-la e servi-la (os queridos garçons e garçonetes) e por fim, celebrar a bebida de todas as nações juntas em um único dia.

Daí você me pergunta, mas precisa de algum motivo para saborear uma cervejinha? (risos) Confesso que também acho que não, mas essa é uma data em que o mundo se reúne para celebrar a bebida tão popular, que se tornou uma paixão do brasileiro, assim como o futebol e o samba.

Segundo a última publicação do Anuário da Cerveja do Ministério da Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, em 2020, somente no Brasil existem 1.383 cervejarias. Só no estado de São Paulo são mais de 200 fabricantes, com ênfase na produção artesanal, o que coloca São Paulo como líder nacional no ranking de cervejarias. Ainda de acordo com o anuário, o estado teve um crescimento de 550% no número de fábricas entre 2017 e 2020.

O lúpulo é o tempero da cerveja. É ele quem confere o amargor. Quanto mais lúpulo, mais amarga a bebida - (créditos: Freepik.com)

Afinal, do que é feita a cerveja? A cerveja é composta nada mais, nada menos que: malte, lúpulo, leveduras e água. O malte é um grão germinado seco e torrado, que pode ser trigo, cevada ou centeio. O lúpulo é o tempero da cerveja, o responsável pelo teor de amargor. Quanto mais lúpulo, mais amarga a cerveja é. A levedura se alimenta do açúcar liberado pelo malte e resulta na formação do álcool e de gás carbônico. A água compõe 95% da cerveja comum, por isso sua qualidade é tão importante e influencia tanto no resultado final do produto. Enfim, uma alquimia linda de se ver!

A combinação de ingredientes resulta em uma variedade infinita de sabores, aromas e experiências sensoriais. Ainda mais com a explosão das cervejarias artesanais que criam novidades quase que diariamente. Mesmo com essa imensa variedade, o tipo mais consumido Brasil é a Pilsen ou American Lager, que é leve, refrescante e possui aromas e sabores mais neutros. A Weizenbier ou cerveja de trigo, possui uma coloração mais turva e amargor suave, também caiu no gosto do brasileiro.

As cervejarias artesanais tem como opção a 'régua' com diversos tipos da bebida para você degustar

Na contramão dos paladares suaves, a IPA – India Pale Ale é uma cerveja com altas doses de lúpulo, maior teor alcoólico e, consequentemente, mais amarga. Confesso que é uma das minhas favoritas. O aroma de uma IPA é inconfundível! É aquela cerveja para você degustar, saborear devagarinho e, aos poucos, sentir todas as notas presentes em sua composição. É uma bebida para ser apreciada!

Uma pesquisa mais abrangente sobre consumo de cerveja, o Credit Suisse, entrevistou 800 consumidores de bebidas alcoólicas pelo Brasil e revelou que na escolha pela cerveja preferida, o sabor é o fator mais importante para os consumidores, citado por 86% dos entrevistados. Em segundo lugar, o consumidor leva em consideração o fato da cerveja ser puro malte e, em terceiro, o preço.

A grande polêmica: afinal, chopp é cerveja? - (créditos: Freepik.com)

Agora a grande polêmica que não quer calar: chopp é cerveja? Eita que já me envolvi em diversas discussões com amigos por conta desse questionamento. O chopp é feito com os mesmos ingredientes da cerveja, porém, possui uma particularidade: ele não é pasteurizado (uma técnica realizada para estender o prazo de validade). Por isso, a duração do chopp é de no máximo 15 dias após a fabricação. Já a cerveja pode durar até seis meses.

Lembrando que a cerveja é uma bebida alcoólica, só pode ser consumida por maiores de 18 anos e com moderação. Ah! Se for beber para celebrar o Dia Internacional da Cerveja não dirija! Vá de Tôindo!

Boa de Garfo - Giovanna Simioli