Boa de Garfo

DIA MUNDIAL SEM CARNE: as infinitas possibilidades desse universo sem origem animal



DIA MUNDIAL SEM CARNE: as infinitas possibilidades desse universo sem origem animal
Os vegetais permitem inúmeras combinações e receitas que podem substituir o consumo da carne – Foto: Freepik

Na próxima segunda-feira, 20, é o Dia Mundial Sem Carne. A data surgiu em 1985 nos Estados Unidos com ONG FARM, e já é uma data consagrada no calendário do movimento vegetariano. A data faz a proposta para que as pessoas vivam essa experiência.

Confesso que para mim é muito comum não comer carne, principalmente a vermelha. Aliás, não me lembro quando foi a última vez que comi um bife acebolado. Já faz algum tempo que tenho optado pelo frango e peixe, mas, mesmo assim não é todos os dias que eles estão presentes na minha alimentação. Quando e o que aconteceu? Não sei quando exatamente aconteceu, mas comecei a perceber que quando me alimento com carne sinto um estufamento e a digestão sempre demora mais. Por isso vou evitando e a diminuição foi natural.

Mas, apesar de não estar presente no meu dia-a-dia, sou apaixonada por churrasco, que é algo que não faço com tanta frequência. Enfim, não posso me considerar nem vegetariana e, muito menos, vegana. Apenas não tenho o hábito de consumir carne diariamente. Ah, Giovanna, mas o que você come, então? Sou apaixonada por verduras, vegetais, ovos e massas. Um exemplo, o meu risoto preferido é de limão siciliano. Prefiro molho ao sugo do que bolonhesa na massa e por aí vai.

Você conhece a farofa de soja que parece bacon? Pois deveria. É uma receita maravilhosa da tia Ana Maria Caparroz que substitui todo o bacon e calabresa da tradicional farofa. Basta colocar em uma panela meio copo americano de azeite e quando estiver quente (não fervendo) coloque a mesma medida de proteína texturizada de soja deixe fritar um pouquinho e adicione um copo americano de farinha de mandioca biju. Tempere com sal e pronto! Apenas faça e experimente! Fica perfeita e ninguém vai falar que é soja.

Aqui em Fernandópolis temos vários lugares que já oferecem opções de alimentação sem carne. O café da Cafeeira Sato, a Vila Eve e o restaurante Paladar oferecem opções veganas e vegetarianas.

Aos carnívoros de plantão, convido vocês a viverem essa experiência. Hoje existe uma infinidade de opções de receitas e ingredientes deliciosos que, olha, a carne nem vai fazer falta, viu! Para dar uma forcinha, separei duas receitas suculentas e deliciosas para você nem sentir falta da carne.

Couve flor assada com pesto de rúcula

Couve flor assada com pesto de rúcula
Couve flor assada – Foto: Gallo

Ingredientes

1 couve flor

Sal, a gosto

Pimenta do reino moída, a gosto

3 dentes de alho

1 embalagem de rúcula

100g de queijo parmesão

100g de caju

Manjericão, a gosto

Modo de fazer

1 -Tempere a couve flor com sal e pimenta do reino moída a gosto. Reserve.

2 - Em um multiprocessador, coloque os dentes de alho, a rúcula, o queijo parmesão, os cajus e o manjericão.

3 - Adicione Azeite Gallo Extra Virgem Clássico aos poucos, e triture. Vá adicionando azeite até obter uma mistura cremosa.

4 - Coloque a couve flor em uma panela de ferro e em seguida pincele com a mistura anterior.

Fonte: Gallo

Risoto de cogumelos e alho-poró

Risoto de cogumelos e alho-poró
Risoto de cogumelos com alho poró – Foto: Caldo Bom

Ingredientes

300 gramas de arroz arbório

20 ml de vinho branco

140 gramas de alho-poró cortado em rodelas

140 gramas de cogumelos shitake e shimeji picados

4 colheres de sopa de azeite

1 colher de sopa de redução de balsâmico

2 colheres de molho shoyu

2 dentes de alho amassados

1 l de caldo de legumes fervente

100 ml de leite de coco

Gengibre ralado a gosto

Suco de 1 limão-siciliano

Modo de fazer

Em uma panela, aqueça 2 colheres de sopa de azeite e refogue 1 dente de alho amassado. Adicione o arroz arbório e depois coloque o vinho branco. Acrescente uma concha do caldo de legumes por vez e cozinhe até o arroz ficar al dente (não utilize todo o caldo de legumes). Reserve.

Em uma frigideira, aqueça 2 colheres de sopa de azeite e refogue 1 dente de alho amassado e os cogumelos picados. Acrescente o alho-poró, a redução de balsâmico e o molho shoyu e refogue por mais alguns minutos. Em seguida, adicione o gengibre ralado a gosto.

Junte o conteúdo da frigideira à panela com o arroz arbório al dente e deixe em fogo baixo. Acrescente o caldo de legumes às conchas para finalizar o cozimento (deixe o arroz absorver todo o líquido antes de acrescentar mais).

Quando chegar ao ponto de risoto, adicione o suco de limão-siciliano e o leite de coco e tire do fogo. Misture bem até o risoto ficar cremoso e sirva em seguida.

Fonte: Caldo Bom

Boa de Garfo - Giovanna Simioli