Boa de Garfo

DICA DO CHEF: Como harmonizar vinhos de acordo com o clima, ocasião e refeição



DICA DO CHEF: Como harmonizar vinhos de acordo com o clima, ocasião e refeição

Você também fica perdida(o) na sessão de vinhos na hora de escolher qual o ideal para acompanhar essa ou aquela ocasião ou aquele jantar? Se o estabelecimento possui um profissional capacitado para nos ajudar facilita muito, porém, nem sempre temos essa ‘ajudinha’ amiga. Então, resolvi conversar com um chef e pedir algumas dicas, de como não cometer erros na hora de apreciar um bom vinho.

 

Chef Marcelo Ferreira, formado pela Le Cordon Bleu

O chef Marcelo Ferreira, formado pela renomada Le Cordon Bleu College of Culinary Arts, de São Paulo, que atua em Fernandópolis e região com consultoria em gestão de negócios em gastronomia, me ajudou nessa missão de como escolher um vinho.
Segundo o chef, o clima é um dos itens que deve ser analisado antes de optar por esse ou aquele vinho. Dias quentes combinam com vinho branco de uvas verdes ou um frisante e nos dias mais frescos ou frios, a melhor opção são os tintos, secos e encorpados.
O vinho também pode ser escolhido conforme a ocasião. De acordo com Marcelo, a etiqueta da hospitalidade gastronômica sugere que vinhos brancos, rose ou espumantes estejam associados a celebrações; os vinhos tintos (cada qual com sua harmonização ideal) no acompanhamento das refeições e os licorosos com as sobremesas.
 

Os vinhos tintos são os mais indicados para os dias frios

Aqui no Brasil, segundo o chef, os vinhos mais consumidos são os de uvas Malbec, Cabernet Sauvignon, Chardonnay, Merlot, dentre outras. Na sua maioria com ótima escala de produção brasileira. Inclusive em nossa região, nas cidades de Jales e Urânia, são produzidos uvas e vinhos de excelente qualidade, inclusive vinhos com a uva Cabernet Sauvignon, que é pouco comum o cultivo na região.
O chef também destacou que não existe uma ciência exata na hora de escolher um vinho. “É preciso ter o equilíbrio entre o vinho, o prato e, principalmente, nós mesmos”, destaca. Marcelo conta que é preciso estar disposto e com tempo para saborear a bebida, conhecer minimamente a uva, a região produtora e a temperatura (Você não precisa ser sommelier, tá? Basta dar um Google ou pedir ajuda ao consultor da loja) e, a última dica, é escolher primeiro o vinho e depois a refeição.
Bom, depois dessas dicas confesso que não será tão difícil definir qual vinho escolher para me deliciar nesses próximos dias gélidos que tem feito por aqui. Ah! Consegui uma receitinha especial, mega fácil de fazer, saborosa e com muito estilo para você impressionar a família nesse final de semana. A receita do chef Marcelo já vem acompanhada de uma sugestão de vinho para acompanhar. Apenas faça!

Linguini com lascas de Bacalhau e Crème de coco

Linguini com lascas de Bacalhau e Crème de coco
Linguini com lascas de Bacalhau e Crème de coco

Ingredientes
   linguini
   lascas de bacalhau
   creme de leite
   leite de coco

Modo de fazer
1) Cozinhe o macarrão ao dente e separe.
2) Numa frigideira grande, junte as lascas de bacalhau (já dessalgadas) com o creme de leite, o leite de coco e por último adicione o seu tempero a gosto.
3) Junte tudo delicadamente e aqueça .
4) Faça o empratamento com algumas azeitonas e tomates cereja no topo.

 

Sugestão de acompanhamento Vinho Miolo Seleção Chardonnay - R$ 45,00
Boa de Garfo - Giovanna Simioli