Direto da Redação

Direto da Redação: 7,7 mil eleitores estão com títulos cancelados



Em ano de eleições, a Justiça Eleitoral estabelece prazo para os eleitores regularizarem pendências. E esse prazo vai se estender até 4 de maio, portanto, restam cerca de 6 meses, já que 2022 é ano de eleições gerais no Brasil. E não são poucos os eleitores em Fernandópolis que precisam correr para recuperar o título eleitoral. São mais de 7,7 mil.
Esses 7,7 mil eleitores tiveram o título cancelado porque não apareceram para o recadastramento biométrico obrigatório realizado em 2019. No ano passado, por conta da pandemia do coronavírus, a Justiça Eleitoral suspendeu o processo de cancelamento desses títulos e abriu, inclusive, a possibilidade desses eleitores poderem votar nas eleições municipais de 2020.
Só que o período de excepcionalidade terminou e esses 7,7 mil títulos eleitorais voltaram à condição de “cancelados”. Atualmente, segundo o Cartório Eleitoral, o número oficial de eleitores em Fernandópolis é de 46.115. Em 2020, com a suspensão do cancelamento desses títulos, o total de eleitores aptos ao voto era de 53.849. Na época os eleitores com cadastramento biométrico eram 45.965.
Muitos eleitores descobrem que o título foi cancelado quando, por exemplo, buscam um financiamento bancário. Todos os títulos cancelados foram notificados à Receita Federal. Em algum momento, o eleitor vai precisar do título e descobrirá que está cancelado.
O prazo de 4 de maio vale também para esses eleitores. Eles devem procurar o cartório eleitoral para atualização do título, levando um comprovante de endereço. Por conta da pandemia, a biometria não será coletada, mas o título será reabilitado, podendo votar nas eleições de 2022.
Não se sabe ainda em que momento, a Justiça Eleitoral vai pegar a biometria desses eleitores, incluindo os que estão tirando o título pela primeira vez. Fala-se na possibilidade de convênio com a Secretaria da Segurança Pública para que esta forneça as digitais desses eleitores. Também não se sabe se, na próxima eleição, a votação será com o reconhecimento biométrico. Vai depender de que como estará a pandemia no momento do pleito.

Bate pronto

  QUANTO VALE? – Diante do interesse da Secretaria Municipal de Educação de comprar o prédio do antigo Paço Municipal, transferido pela administração para quitar dívidas com o Iprem, o presidente da Câmara Gustavo Pinato apresentou requerimento solicitando que o Executivo já determine a Comissão de Avaliação e Vistoria de Imóveis do Município para que elabore laudo de avaliação do imóvel para facilitar as negociações. Só lembrando: o prédio do antigo Paço foi repassado ao Iprem para amortizar dívida de R$ 8,2 milhões.


  MEGA OPERAÇÃO – O prefeito respirou aliviado e foi as redes sociais para anunciar uma mega operação ‘tapa-buraco’ na cidade. A dificuldade de comprar massa asfáltica, por conta da alta do preço do petróleo, estava contribuindo para transformar a cidade, na opinião de vereadores, em verdadeiro “queijo suíço”, repercutindo o clamor popular. A grita era geral diante da proliferação da buraqueira. Agora é hora de recuperar o tempo perdido. Segundo o prefeito são várias equipes na rua para aliviar o problema.

FOTO DA SEMANA

FOTO DA SEMANA

A visita do presidente da Assembleia Legislativa a Fernandópolis no sábado, 30 de outubro, na condição de governador em exercício. Na foto, Carlão Pignatari está ladeado pelo presidente da Câmara Gustavo Pinato, o vice-prefeito Artur Silveira e o prefeito André Pessuto. Na mesa o mapa, com destaque para a Avenida Rubens Padilha Meato na região norte. Pignatari autorizou R$ 2,5 milhões para recapeamento da avenida.

Positivo

Ação das mais positiva desenvolvida pela Associação Pelos e Patas de Fernandópolis com mais uma campanha de adoção de animais pelas redes sociais. A entidade possui 30 filhotes, entre cães e gatos, que estão à espera pela adoção. A entidade também possui dezenas deles que estão em lares temporários e que também aguardam por um lar definitivo. Além dos filhotes, a associação também possui animais que já sofreram com o abandono, passaram fome e até maus tratos. Contatos para adoção responsável podem ser feitos pela página da Pelos e Patas no Facebook.

Negativo

No momento que Fernandópolis respira aliviado por ter a pandemia da Covid-19 sob controle, graças ao sucesso da campanha de vacinação, a Saúde tem que prorrogar campanha de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação das Crianças e Adolescentes até o dia 30 de novembro. O atendimento a esse público em todas as unidades de Saúde das 9h às 13h. No total, são oferecidos 16 tipos de vacinas que protegem contra cerca de 20 doenças, entre elas poliomielite, sarampo, meningite, hepatites entre outras. A responsabilidade é dos pais.

Claudemir Cabreira

Jornalista.