Direto da Redação

DIRETO DA REDAÇÃO: A era dos consórcios entre municípios



DIRETO DA REDAÇÃO: A era dos consórcios entre municípios

Chegou à Câmara de Fernandópolis esta semana, o projeto do prefeito André Pessuto propondo a adesão do município ao consórcio regional denominado Cinorp – Consórcio Intermunicipal do Noroeste Paulista.

Esse consórcio foi criado no início do ano reunindo os municípios de Votuporanga, Alvares Florence, Américo de Campos, Cardoso, Cosmorama, Macaubal, Meridiano, Monções, Parisi, Paulo de Faria, Pedranópolis, Pontes Gestal, Riolândia, Sebastianópolis do Sul e Valentim Gentil.

Na justificativa, o prefeito aponta que “a associação destes municípios em consórcio, poderá oferecer melhor atendimento às áreas envolvidas e em consequência reduzir gastos”. Entre outras coisas, o consórcio pode, por exemplo, efetuar a compra de medicamentos em grande escala em parceria com os municípios integrantes. Isso também se aplica à ampliação de consultas, exames, diagnósticos e captação de recursos, sendo uma ferramenta de inclusão social e transparência que possibilita alavancar investimentos.

Fernandópolis e região tem exemplos bem-sucedidos de consórcio entre municípios em busca de soluções para problemas comuns. O mais antigo é o Cisarf – Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região de Fernandópolis - , criado em 2003 e que reúne 13 municípios (Fernandópolis, Estrela D’Oeste, Guarani d’Oeste, Indiaporã, Macedônia, Mira Estrela, Ouroeste, Pedranópolis, Populina, São João das Duas Pontes, São João de Iracema, Turmalina e Meridiano). Surgiu inicialmente para suprir a ausência do estado no atendimento de especialidades médicas. Hoje o Cisarf cresceu e assumiu caráter mais administrativo na gerência de órgãos como SAMU, parte da UPA e o CAPS AD. O RH se multiplicou ao longo dos 20 anos. De 8 funcionários no início, hoje são 122, sem contar os médicos.

Mais recente foi criado o Consórcio de Turismo Intermunicipal da Região Turística Maravilhas do Rio Grande, reunindo 14 municípios para desenvolverem ações comuns visando o desenvolvimento do turismo regional.

Na era dos consórcios, o Cinorp será mais uma ferramenta para os municípios tratarem problemas comuns de forma conjunta, mais técnica. Como diz o prefeito Jorge Seba, onde o consórcio surgiu, “este novo modelo de consórcio público passa a ser multifinalitário, permanecendo o setor de meio ambiente e incluindo as áreas da saúde, educação, iluminação pública, agricultura, turismo, social e cultura”. Nesta semana, o prefeito Jorge Seba e o presidente do Cinorp, José Antonio Tatai, se reuniram com o vice-governador Felício Ramuth (foto) no encontro de consórcios com o governo.

No Estado de São Paulo existem 268 consórcios e que abrangem mais de 10,2 milhões de pessoas.

BATE PRONTO

BATE PRONTO

- ANÚNCIO - Quem foi às redes sociais no último final de semana para anunciar que é pré-candidato a vereador foi o educador Carlos Cabral.  "Pela primeira vez e por amor a Fernandópolis resolvi colocar meu nome como pré - candidato a vereador ", escreveu. Oriundo do PSDB de Armando Farinazzo, Cabral está agora filiado ao Republicanos do governador Tarcísio de Freitas. Ele foi um dos tucanos históricos a deixar o ninho. Nome sempre  cotado em lista de candidatáveis, inclusive a prefeito, a mudança de partido levou Cabral a deixar os bastidores e subir ao palco da política.

- DECISÃO DO KASSAB – O PSD de Fernandópolis aguarda uma posição do “cacique” Gilberto Kassab sobre as eleições. Segundo o presidente do PSD em Fernandópolis, vereador Daniel Arroio, o partido está “alinhando posição com partido em São Paulo e logo teremos novidade.

- TROCA DE COMANDO – O prefeito André Pessuto trocou o comando da Secretaria Municipal de Trânsito. O secretário Ederson da Silva que estava na Semutran desde o início da gestão deixa o posto para Alcides Samenzati, ex-vereador e ex-secretário de Obras. Na verdade, foi uma troca de cadeiras dentro da secretaria. No dia 5 de junho, poderemos ter mais mudança na equipe prefeitural, já que é o prazo para secretário se desincompatibilizar para disputar a eleição.

FOTO DA SEMANA

FOTO DA SEMANA

A desassoreada represa municipal já recuperou o espelho d´água da década de 70, após minguar por décadas e quase secar. Agora está ganhando revitalização no entorno, com pista de caminhada, ciclovia e iluminação e logo terá também uma pista de skate onde antes ficava a academia a céu aberto. A obra não terminou, mas os fernandopolenses já estão indo ao local para lazer nas tardes de domingo. A foto é do último domingo, com famílias passeando com os filhos e muita gente aproveitando para pescar.

POSITIVO

O fernandopolense dá mais uma demonstração de sua solidariedade. Logo que campanhas foram iniciadas para socorro aos gaúchos em meio a maior tragédia climática que se viu, a resposta foi imediata. Já foram vários caminhões que saíram de Fernandópolis rumo ao Rio Grande do Sul para levar doação de roupas, colchões, alimentos não perecíveis, água, produtos de higiene e limpeza. Essa solidariedade, nossas entidades já conhecem.

“Maio Amarelo”   é um movimento criado com a finalidade de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito. No Brasil, as campanhas do Maio Amarelo iniciaram em 2014. Em plena campanha por mais segurança no trânsito, Blitz da Lei Seca realizada no final da última semana multou 14 motoristas de Fernandópolis que se recusaram ao teste do bafômetro. Preferem arcar com a multa de R$ 2,9 mil a enfrentar a realidade do bafômetro. Gente que bebe e acha normal pegar o volante de um carro. Lamentável.

Claudemir Cabreira

Jornalista.