Direto da Redação

Direto da Redação: A região sob o impacto da seca excepcional



Direto da Redação: A região sob o impacto da seca excepcional

O gráfico abaixo mostra a evolução do nível do reservatório de Água Vermelha no período de janeiro a agosto. Nesta semana, o volume útil acumulado no reservatório está em 12,82%. Já esteve pior: em maio chegou a 9,29%. O melhor momento do reservatório, em fevereiro, o nível alcançou 21%. No histórico da usina não se encontra nada similar. Efeito da pior seca que a região enfrenta nos últimos anos, classificada como “seca excepcional” pelo Monitor da Seca, a mais severa da escala.
O efeito da seca não ocorre apenas no bolso do consumidor de energia elétrica que já paga mais caro pela energia. Mas, afeta dramaticamente o meio rural, com efeitos em culturas como laranja, cana-de-açúcar e na pecuária.  
O volume de chuva este ano foi 40% menor na comparação com o ano passado. De janeiro até esta semana, o volume de chuva acumulado na região é de 295 mm. No mesmo período do ano passado, que já foi fraco de chuva, foi de 483 mm. A diferença aumenta na comparação com 2019, 750 mm.
Desde maio, a região registrou acumulado de chuva de 22 mm. A última chuva mais volumosa ocorreu em 10 de junho, 9,4 mm.
A seca que afeta os níveis dos reservatórios, agricultura e agropecuária, já pesa na conta de luz, agora começa atingir também o abastecimento de água. Cidades como Rio Preto, Santa Fé do Sul e Uchoa já adotaram racionamento de água e Catanduva, já controla vazão de água das torneiras para evitar consumo exagerado.
Fernandópolis, por ter seu abastecimento 100% oriundo da segunda maior caixa d´água do planeta, o aquífero Guarani, não sofre efeitos da estiagem no abastecimento.

Bate pronto


  PREVIDENCIA COMPLEMENTAR – Os vereadores começaram a se debruçar sobre o projeto do Executivo que cria a Previdência Complementar e fixa o limite máximo para a concessão de aposentadorias, pensões pelo regime da previdência e autoriza a adesão a plano de benefício. Tudo porque, os novos servidores que ingressarem no serviço público, não poderão se aposentar pelo salário que recebem. O Iprem – Instituto de Previdência - pagará apenas o teto da Previdência. Aqueles que não quiserem perder a renda, poderão aderir a previdência complementar. Após parecer nas comissões, o projeto vai plenário para votação.

  TAXAS – Quantas taxas são cobradas pela prefeitura de Fernandópolis? Essa é a resposta que o vereador João Pedro Siqueira (PSDB) quer obter do Executivo. Quer ainda saber quais os valores cobrados, bem como a rotina do trabalho dos servidores e departamentos responsáveis, discriminando o tempo dispendido e o custo aproximado desse trabalho. O vereador desconfia que que tem taxa que não paga o valor dispendido pela prefeitura para a cobrança. Por falar em taxa, o presidente da Câmara Gustavo Pinato deu prazo até 14 de setembro para a prefeitura enviar projeto extinguindo a Taxa de Expediente cobrada no IPTU. Se não chegar, a Câmara votará o projeto do vereador Cabo Santos.

  MICRORREGIÃO – Dois projetos da deputada estadual Analice Fernandópolis que iniciaram tramitação esta semana na Assembleia Legislativa criam as microrregiões de Fernandópolis e Jales. A de Fernandópolis passa a abranger a área que incluem os municípios Estrela D’Oeste, Guarani D’Oeste, Indiaporã, Macedônia, Meridiano, Mira Estrela, Ouroeste, Pedranópolis, Populina, São João das Duas Pontes, Turmalina, General Salgado, São João de Iracema. As novidades são a inclusão de General Salgado e São João de Iracema. O projeto também cria o Conselho de Desenvolvimento da Microrregião de Fernandópolis, vinculado à Secretaria de Estado da Economia e Planejamento, composto por um representante de cada município.

FOTO DA SEMANA

FOTO DA SEMANA

Por falar em Rodovia Euclides da Cunha, depois da polêmica entre DER e Prefeitura sobre a responsabilidade pela iluminação da passarela do Jardim Araguaia, o local voltou a ficar iluminado. Em maio, morador do bairro reclamou ao CIDADÃO e Rádio Difusora da escuridão e o perigo que representava cruzar a passarela no horário noturno. Depois de alegar que a responsabilidade era do DER (o que foi negado) a prefeitura reconheceu acordo e anunciou providências para o reparo e que o furto frequente da fiação tem causado o problema. Enfim, a luz voltou à passarela.

Positivo

O relatório de fechamento da primeira etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa realizada no estado de São Paulo mostra que 99,68% dos bovídeos (bovinos e bubalinos) foram vacinados. Em números são 10,7 milhões de animais. Este índice é superior à mesma etapa de 2020, que foi de 99,03% e foi realizado em igual condição, ou seja, durante os meses de maio e junho, em função das restrições impostas pela pandemia. O desempenho do EDA - Escritório de Defesa Agropecuária - de Fernandópolis foi 100%, ou seja, vacinou todos os 243.250 animais.

 

Negativo


No dia 17 de agosto não haverá mais restrições de funcionamento comercial no estado de São Paulo impostas pela pandemia da Covid-19, conforme anuncio do governo. Aguarda-se decreto do prefeito André Pessuto restabelecendo o horário integral de atendimento no Paço Municipal, que está funcionando com meio expediente até às 13 horas. A restrição de horário afeta serviços em diferentes secretarias, incluindo a de Obras e Infraestrutura, responsável por cuidar da cidade. Apenas as secretarias da Educação e Saúde funcionam com expediente completo.

Claudemir Cabreira

Jornalista.