O Secretário de Governo e Relações Institucionais do Estado de São Paulo e presidente nacional do PSD Gilberto Kassab publicou no seu Instagram no final de semana o jantar com a ex-prefeita Ana Bim e seu marido Avenor Bim, com direito a foto (acima). No cardápio, as eleições 2024.Na mensagem que postou Kassab anotou: “Recebi um honroso convite hoje para jantar com a ex-prefeita de Fernandópolis Ana Bim e seu marido Avenor Bim. Nossos amigos desde 1989, quando estiveram à frente da Campanha Afif Presidente! Boa sorte nas eleições deste ano, Ana!”.
PRD TEM PRESIDENTE
A advogada Flávia Resende é a nova presidente do PRD – Partido Renovação Democrática – que nasceu da fusão do PTB e Patriota. Ela foi a escolhida do presidente Nacional da nova sigla, Ovasco Resende, que é seu primo. Herda um partido com cerca de 600 filiados e três vereadores eleitos pelo antigo PTB: Cidinho do Paraiso, João Garcia Filho e Everaldo Lisboa.
Flávia corre contra o tempo para organizar o PRD. Como a decisão é recente e ela ainda nem teve acesso a lista dos filiados do partido, mas diz que vai buscar nesta lista nomes que possam compor a comissão provisória, respeitando eventuais saídas, inclusive dos vereadores com quem, diz, já vem conversando. Segundo Flávia, o partido se organiza para as eleições e a prioridade será a chapa de vereadores, mas ressalta que o PRD está aberto para discutir eventuais coligações para chapa majoritária.
Ao assumir a presidência do partido, Flávia lembra que foi estimulada a ingressar na política pelo pai de Ovasco, seu tio, Dirceu Resende, que era do PRP. Ela ressalta que sua história política começou mesmo na juventude do PRP. Sua passagem pelo PSDB foi curta. Agora assume o PRD.
Flávia Resende foi secretaria de Assistência Social no governo de Luiz Vilar. Chegou a assumir como diretora da Drads em Fernandópolis e esteve na Secretaria da Educação no início do primeiro mandato do prefeito André Pessuto.
OUTRO RUMO
Os antigos presidentes de PTB e Patriotas, José Carlos Pavani e Weder Banhos Dores, respectivamente, confirmaram à coluna que estão fora do PRD. Pavani disse que deve se filiar no PSD de Ana Bim. Weder já se filiou no PL, partido no qual o marido de Flávia, Pedro Ribeiro é filiado. Os vereadores eleitos pelo PTB e que agora estão no PRD, devem decidir na abertura da janela eleitoral em março, se ficam ou se trocam de partido.
BATE PRONTO
- REGULAMENTAÇÃO – Foi protocolado no Legislativo no último dia 10 de janeiro, o projeto do Executivo que regulamenta o transporte por aplicativo em Fernandópolis. A matéria chegou a ser discutida em 2019, mas não avançou. Agora o projeto chega à Câmara para regulamentar o serviço e fixa que os veículos devem ter no máximo 10 anos de fabricação. No projeto anterior, exigia cinco anos. Além do ano de fabricação, o projeto ainda traz exigências como o pagamento de um seguro de acidentes pessoais a passageiros e condutores, atestado médico que comprove que o motorista não é portador de moléstia infecto contagiosa, CNH com alteração de que exerce atividade remunerada entre outras. O projeto começa a tramitar assim que o legislativo retomar as atividades em fevereiro.
- OBRA PARADA II – Não é apenas a duplicação do trecho da Rodovia Vicinal Carlos Gandolfi que está parada. A obra de complementação do asfaltamento da Avenida dos Ferroviários, da entrada para a estrada do Coqueiro até a Estação Ferroviária, também está paralisada. A empreiteira, a Compav, que também é de Santa Fé, não concluiu o serviço. Em nota a prefeitura diz que “ainda falta colocar a capa (asfáltica) no local. Até o momento foi colocado apenas o BGS (Base Graduada Simples) que é a camada base. Todo esse trabalho é de responsabilidade da empresa contratada”.
FOTO DA SEMANA
Essa foi uma das imagens que inundaram a redação da Rádio Difusora FM e CIDADÃOnet esta semana e que é um retrato da cidade, tomada por mato e entulho. De um lado, a precariedade da prefeitura na limpeza da cidade, de outro, moradores que contribuem para o caos, descartando lixo e entulho de forma irregular. Falta exemplo e fiscalização. Com o matagal proliferando por todos os lados, moradores também estão recebendo visitas indesejáveis. Na semana passada, moradora encontrou uma cobra cascavel na porta de casa na Cohab Antonio Marin, região da Brasilândia.
POSITIVO
O esporte continua sendo o maior veículo de divulgação da cidade de Fernandópolis, seja em modalidades individuais ou coletiva. Agora mesmo, o nosso tricampeão mundial de Levantamento de Peso (Powerlifting), Aparecido Júnior, foi destaque no site do Arnold Classic Brasil que é maior e melhor evento multiesportivo de nutrição, bem-estar e fitness da América do Sul. O principal destaque é que na foto, no momento da execução do movimento, é possível notar na camiseta do atleta a descrição “equipe de Fernandópolis”.
Usuários das vagas destinadas a “idosos” e “portadores de deficiência” na área central da cidade estão reclamando da falta de rotatividade no uso desses espaços. Dizem, que tem muitas pessoas que chegam cedo, ocupam essas vagas especiais e permanecem no local indefinidamente. O que diz o decreto de 2017, que regulamentou a nova área azul? No artigo 13, a partir do item II, diz que “os deficientes e idosos, com identificação do cartão, por 02 duas horas por dia; § 1º Independente da isenção os usuários das vagas especiais deverão emitir os tíquetes de gratuidade, respeitando o prazo máximo de 02 duas horas, para que haja rotatividade; § 2º Os usuários das vagas especiais deverão adquirir os tíquetes pelo aplicativo, monitores ou ponto de vendas; § 3º Após as 2 duas horas dia de gratuidade será cobrado o valor da tarifa normal previsto neste decreto, respeitando o tempo de rotatividade”. Questionada, a Semutran diz que vai discutir com a Polícia Militar o aperfeiçoamento da fiscalização.