Direto da Redação

DIRETO DA REDAÇÃO - A semana política: encontros e desistência



DIRETO DA REDAÇÃO - A semana política: encontros e desistência
Cinco pré-candidatos a prefeito reunidos na Brasilândia

O anuncio feito na sexta-feira, 19, pelo grupão ligado ao prefeito André Pessuto sobre ter quatro pré-candidatos a prefeito acabou gerando outros acontecimentos políticos no decorrer da semana. A começar no próprio grupão, com o vice-prefeito Artur Silveira (PSB) anunciando publicamente na quinta-feira, 25, que estava retirando sua pré-candidatura, mas mantendo o apoio ao grupo. O grupão, agora, está com três pré-candidatos declarados: Rodrigo Ortunho (Republicanos), Cida Pessoto e Julio Camargo (PP).

A reação da oposição veio no domingo, dois dias após o anúncio do grupão. Uma foto que se espalhou nas redes sociais mostrou os pré-candidatos a prefeito Daniel Arroio (PSD), João Garcia Filho (Mobiliza), João Paulo Cantarella (PL), Murilo Jacob (Novo) e João Pedro Siqueira (Avante), ao lado do presidente do Partido Liberal Cleber Fantini, juntos em uma mesa durante o almoço e leilão beneficente organizado pela Paróquia São Luiz Gonzaga na Brasilândia. Faltou apenas a pré-candidata do PRD Flávia Resende.

Todos os cinco pré-candidatos replicaram a foto em suas redes sociais incluindo algumas frases de efeito: “grupo unido por uma nova Fernandópolis”, “Juntos somos mais fortes”, entre outras. O grupo segue conversando nos bastidores, incluindo a pré-candidata Flávia Resende.

Na quarta-feira, o presidente do PL de Fernandópolis Cleber Fantini e os membros do diretório Djalma Dela Rovere e José Carlos de Araújo, acompanhados do pré-candidato a prefeito João Paulo Cantarella se reuniram na Alesp – Assembleia Legislativa – com o Deputado Estadual Bruno Zambelli. Pauta do encontro: as eleições municipais de outubro.

BATE PRONTO

- EXPECTATIVA FRUSTRADA – O prefeito André Pessuto que apostava entregar a duplicação da Vicinal Carlos Gandolfi agora em maio na programação do aniversário da cidade, acabou se frustrando. A obra, de mais de R$ milhões que prevê a duplicação do trecho que vai da Avenida Amadeu Bizelli até a entrada da Universidade Brasil, já devia estar pronta. No entanto, desde meados de novembro está paralisada. A empreiteira retirou máquinas e funcionários da área cobrando diferença no valor. A obra segue paralisada aguardando agora o governo do estado liberar o aditivo para o retorno das máquinas.

 

- REFORMA PARADA – Desde foi retirado com o propósito de fatiar o projeto com mais de 500 páginas, a reforma administrativa proposta pelo Executivo caiu no esquecimento. Apesar de cobranças (tímidas) do Legislativo para que o projeto retorne ao legislativo, o Executivo não fez nenhuma movimentação nos últimos oito meses. Pouco provável que o assunto seja retomado nesta gestão, por conta das eleições que se aproximam rapidamente.

- REFORMA ANDANDO – O prefeito de Votuporanga Jorge Seba  não perdeu tempo. Dois meses após o Tribunal de Justiça uma Adin - Ação Direta de Inconstitucionalidade -, que obrigou a Administração Municipal a dispensar mais de 200 servidores efetivos que ocupavam cargos comissionados, já encaminhou para a Câmara projeto de reestruturação que prevê a criação de uma “supersecretaria” e a extinção de 89 cargos de confiança. O projeto recria 213 cargos em comissão.

FOTO DA SEMANA

FOTO DA SEMANA

Parece que a “bruxa” estava solta na quarta-feira, 24, na Rodovia Euclides da Cunha. No mesmo dia, em um trecho de pouco mais de 200 metros entre um e outro, uma carreta bitrem carregada com 60 mil litros de vinhaça e um caminhão frigorifico tombaram no canteiro central da pista, separados pelo viaduto da Avenida Expedicionários Brasileiros. Aliás, o número de acidentes envolvendo caminhoneiros na Euclides da Cunha tem aumentado muito. Cochilo ao volante e uso de celular podem estar entre as principais causas.

POSITIVO

A Santa Casa de Fernandópolis anunciou pelas redes sociais que estará novamente com o restaurante oficial da Expo a partir de 21 de maio. Será a segunda vez que essa parceria entre Expo e Santa Casa acontece. “Como sempre, cada refeição que você aproveita conosco contribui diretamente para a nobre causa da Santa Casa Fernandópolis. Junte-se a nós nesta incrível jornada de sabor e generosidade na principal festa da cidade!”, postou o hospital nas redes sociais. Que os fernandopolenses prestigiem essa parceria das mais positivas.

NEGATIVO

Voltou a ganhar as redes sociais nesta semana, a crítica feita no ano passado para a Semutran – Secretaria Municipal de Trânsito – sobre a sinalização da Avenida dos Arnaldos. A Semutran dividiu a faixa de rolamento em duas pistas, mantendo o estacionamento lateral. Ocorre que, quem passa pela avenida, sabe que é humanamente impossível dois veículos circularem lado a lado nas faixas demarcadas. A cobrança por faixa única de circulação ou implantação de faixa exclusiva para motos, como já está sendo adotada com sucesso em São Paulo. Tudo pela segurança no trânsito.

Claudemir Cabreira

Jornalista.