O anuncio feito na sexta-feira, 19, pelo grupão ligado ao prefeito André Pessuto sobre ter quatro pré-candidatos a prefeito acabou gerando outros acontecimentos políticos no decorrer da semana. A começar no próprio grupão, com o vice-prefeito Artur Silveira (PSB) anunciando publicamente na quinta-feira, 25, que estava retirando sua pré-candidatura, mas mantendo o apoio ao grupo. O grupão, agora, está com três pré-candidatos declarados: Rodrigo Ortunho (Republicanos), Cida Pessoto e Julio Camargo (PP).
A reação da oposição veio no domingo, dois dias após o anúncio do grupão. Uma foto que se espalhou nas redes sociais mostrou os pré-candidatos a prefeito Daniel Arroio (PSD), João Garcia Filho (Mobiliza), João Paulo Cantarella (PL), Murilo Jacob (Novo) e João Pedro Siqueira (Avante), ao lado do presidente do Partido Liberal Cleber Fantini, juntos em uma mesa durante o almoço e leilão beneficente organizado pela Paróquia São Luiz Gonzaga na Brasilândia. Faltou apenas a pré-candidata do PRD Flávia Resende.
Todos os cinco pré-candidatos replicaram a foto em suas redes sociais incluindo algumas frases de efeito: “grupo unido por uma nova Fernandópolis”, “Juntos somos mais fortes”, entre outras. O grupo segue conversando nos bastidores, incluindo a pré-candidata Flávia Resende.
Na quarta-feira, o presidente do PL de Fernandópolis Cleber Fantini e os membros do diretório Djalma Dela Rovere e José Carlos de Araújo, acompanhados do pré-candidato a prefeito João Paulo Cantarella se reuniram na Alesp – Assembleia Legislativa – com o Deputado Estadual Bruno Zambelli. Pauta do encontro: as eleições municipais de outubro.
BATE PRONTO
- EXPECTATIVA FRUSTRADA – O prefeito André Pessuto que apostava entregar a duplicação da Vicinal Carlos Gandolfi agora em maio na programação do aniversário da cidade, acabou se frustrando. A obra, de mais de R$ milhões que prevê a duplicação do trecho que vai da Avenida Amadeu Bizelli até a entrada da Universidade Brasil, já devia estar pronta. No entanto, desde meados de novembro está paralisada. A empreiteira retirou máquinas e funcionários da área cobrando diferença no valor. A obra segue paralisada aguardando agora o governo do estado liberar o aditivo para o retorno das máquinas.
- REFORMA PARADA – Desde foi retirado com o propósito de fatiar o projeto com mais de 500 páginas, a reforma administrativa proposta pelo Executivo caiu no esquecimento. Apesar de cobranças (tímidas) do Legislativo para que o projeto retorne ao legislativo, o Executivo não fez nenhuma movimentação nos últimos oito meses. Pouco provável que o assunto seja retomado nesta gestão, por conta das eleições que se aproximam rapidamente.
- REFORMA ANDANDO – O prefeito de Votuporanga Jorge Seba não perdeu tempo. Dois meses após o Tribunal de Justiça uma Adin - Ação Direta de Inconstitucionalidade -, que obrigou a Administração Municipal a dispensar mais de 200 servidores efetivos que ocupavam cargos comissionados, já encaminhou para a Câmara projeto de reestruturação que prevê a criação de uma “supersecretaria” e a extinção de 89 cargos de confiança. O projeto recria 213 cargos em comissão.
FOTO DA SEMANA
Parece que a “bruxa” estava solta na quarta-feira, 24, na Rodovia Euclides da Cunha. No mesmo dia, em um trecho de pouco mais de 200 metros entre um e outro, uma carreta bitrem carregada com 60 mil litros de vinhaça e um caminhão frigorifico tombaram no canteiro central da pista, separados pelo viaduto da Avenida Expedicionários Brasileiros. Aliás, o número de acidentes envolvendo caminhoneiros na Euclides da Cunha tem aumentado muito. Cochilo ao volante e uso de celular podem estar entre as principais causas.
POSITIVO
A Santa Casa de Fernandópolis anunciou pelas redes sociais que estará novamente com o restaurante oficial da Expo a partir de 21 de maio. Será a segunda vez que essa parceria entre Expo e Santa Casa acontece. “Como sempre, cada refeição que você aproveita conosco contribui diretamente para a nobre causa da Santa Casa Fernandópolis. Junte-se a nós nesta incrível jornada de sabor e generosidade na principal festa da cidade!”, postou o hospital nas redes sociais. Que os fernandopolenses prestigiem essa parceria das mais positivas.
NEGATIVO
Voltou a ganhar as redes sociais nesta semana, a crítica feita no ano passado para a Semutran – Secretaria Municipal de Trânsito – sobre a sinalização da Avenida dos Arnaldos. A Semutran dividiu a faixa de rolamento em duas pistas, mantendo o estacionamento lateral. Ocorre que, quem passa pela avenida, sabe que é humanamente impossível dois veículos circularem lado a lado nas faixas demarcadas. A cobrança por faixa única de circulação ou implantação de faixa exclusiva para motos, como já está sendo adotada com sucesso em São Paulo. Tudo pela segurança no trânsito.