Direto da Redação

Direto da Redação: Campanha eleitoral começa neste domingo



A partir deste domingo, 27, os eleitores que se preparem. Vai começar a caça aos votos. Em tempos de pandemia os pedidos de votos chegarão pelo WhatsApp e redes sociais, mas os candidatos não dispensarão os tradicionais “santinhos” e os carros de som.

A propaganda eleitoral no rádio começará no 9 de outubro se estendendo até 12 de novembro, três dias antes dos eleitores irem às urnas (15 de novembro).

Os candidatos terão 90 minutos diários de propaganda no rádio. Os programas, com blocos de 10 minutos, às 7 e às 12 horas serão disponibilizados apenas para os candidatos a prefeito. A Justiça Eleitoral de Fernandópolis tem até o dia 7 de outubro para definir o tempo de cada candidato e a ordem de apresentação dos candidatos nos programas. Aguarda-se uma posição do juiz eleitoral Dr. Vinicius Castrequini Buffulin se o evento será virtual ou presencial.

O tempo do candidato é definido com base nas bancadas dos partidos na Câmara dos Deputados. Parte do tempo é dividida de forma igualitária. Pelas coligações formadas, Pessuto terá o maior tempo, seguido por Henri Dias e depois Renato Colombano

Candidatos a vereador só aparecerão em inserções de 30 segundos a 1 minuto que terão direito durante a programação das emissoras. Dos 70 minutos, 60% do tempo vão para candidatos a prefeito e 40% para os postulantes a uma cadeira na Câmara.

Bate Pronto

SESSÃO EXTRA – Os vereadores foram convocados para uma sessão extraordinária na quinta-feira, 24, para votação de um projeto de devolução de R$ 155.617,04. O valor trata de devolução de saldo remanescente oriundo de repasse do Ministério das Cidades, objetivando a construção, reforma e ampliação de campos de futebol, em razão da conclusão da prestação de contas final do Contrato de Repasse dentro do programa Esporte e Lazer na Cidade. As sessões ordinárias retornam no dia 6 de outubro.

NOVAS CÂMERAS – Pela quarta vez a prefeitura abre a licitação para a aquisição de câmeras e equipamentos necessários para ampliação do sistema de videomonitoramento de vias públicas de Fernandópolis. A verba para aquisição dos equipamentos vem do Governo Federal. A licitação no modelo pregão, menor preço, está marcado agora para o dia 6 de outubro. O projeto prevê a instalação de 12 novas câmeras na cidade em pontos estratégicos.

GESTÃO DE RISCO - Dos 644 municípios paulistas fiscalizados pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), exceto a Capital, um percentual de 95% das administrações – um total de 618 –, se encontram em situação de comprometimento das gestões fiscal e orçamentária. Apenas 12 municípios (1,86%) estão regulares em suas contas. Uma das causaé a queda de arrecadação que está em patamar, inferior ao planejado para o período.

FOTO DA SEMANA

FOTO DA SEMANA

A todo aérea registra a cerimônia realizada pela Polícia Ambiental de Fernandópolis na última segunda-feira, 21, para marcar a comemoração do Dia do Policial Ambiental e Dia da Árvore. Fernandópolis é sede da 2ª Companhia da Polícia Ambiental, responsável pela fiscalização de uma área que compreende 49 municípios da região.

Positivo

Fernandópolis, operada pela Sabesp, foi premiada pelos serviços de saneamento básico, durante a 5ª edição do evento “Casos de Sucesso em Saneamento Básico – Destaque a Municípios” realizado pelo Instituto Trata Brasil. A cidade foi reconhecida pelos bons indicadores no quesito abastecimento de água, coleta e tratamento dos esgotos. Sete municípios brasileiros foram contemplados. Hoje a cidade tem 100% em abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto (nos dados de 2018, a cidade tinha 99,5% de coleta de esgoto e 96,2% de tratamento).

Negativo

Esquecidas nas gavetas, perdidas no sofá ou guardadas em cofrinhos, as moedas seguem escassas no comércio. A dificuldade, que não é de hoje, levou a Associação Comercial e Industrial de Fernandópolis lançar esta semana uma campanha denominada “Procura-se Porquinhos cheios de moedas”. A campanha visa estimular os consumidores a trocarem moedas no comércio para movimentar a economia. Em nota, a entidade apela aos fernandopolenses para que não deixem moedas guardadas em casa. A falta é generalizada, ou seja, faltam moedas de todos os valores.

Claudemir Cabreira

Jornalista.