Direto da Redação

Direto da Redação: Cartilha da Alesp orienta evitar beijos e abraços



Depois de ser palco de episódios de assédio sexual e discriminação que se tornaram públicos, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) organizou uma cartilha comportamental que define a conduta adequada no ambiente de trabalho. Uma dessas recomendações é que beijos e abraços sejam evitados.

"Estenda a mão em um cumprimento cordial, que é um gesto simples, inofensivo e demonstra educação", diz o documento.

"Um abraço e um beijo no rosto não são vistos como um problema para uma parte das pessoas. Já para outras, podem soar como extremamente invasivos e ofensivos. Na dúvida, não abrace e não beije”, cita a cartilha.

É a primeira vez que a Alesp tem uma iniciativa do gênero. Além dos casos de assédio sexual e discriminação racial, o documento explica o que são comportamentos gordofóbicos, etaristas, capacitistas, o que é cyberbullying e outros tipos de assédio, como o moral. O texto destaca que "o respeito por todas as pessoas em todas as situações é fundamental" e cita que "a boa convivência tem limites, exigindo cautela com as brincadeiras".

O documento reúne tópicos comportamentais e definições de assédio, violência de gênero e discriminação e propõe a criação de mecanismos para a prevenção dessas formas de violência no ambiente de trabalho. A cartilha também lista canais de denúncia, equipes de acolhimento e demais ferramentas de apoio às vítimas.

Bate pronto

Bate pronto

  KASSAB NA REGIÃO – A vinda do presidente nacional do PSD e secretário de governo Gilberto Kassab para a filiação ao partido do prefeito Jorge Seba de Votuporanga foi o acontecimento político da semana. Seba é mais um prefeito que abandona o ninho tucano e busca abrigo no PSD. O encontro na manhã de domingo, atraiu políticos da região, como a ex-prefeito Ana Bim de Fernandópolis e o prefeito de Macedônia Reginaldo Macomini (na foto em destaque). Na foto com Kassab ainda aparecem o deputado Carlão Pignatari do PSDB, o diretor regional de Saúde Guilherme Camargo, entre outros políticos da região.

  CIDADÃO DE DIREITO – A Câmara de Fernandópolis presta homenagem a cidadãos da cidade que prestam relevantes serviços. São os cidadãos de fato e não de direito, porque não nasceram em solo fernandopolense. Quem entra nessa lista é gerente Administrativo da Secretaria Municipal de Saúde Daniel Domênicis que receberá o título de Cidadão Fernandopolense indicada pelo vereador Pastorzão Claudenilson e aprovada por todos os vereadores.

 

FOTO DA SEMANA

FOTO DA SEMANA

Na Semana Nacional do Trânsito, a imagem registrada em Fernandópolis na manhã de quinta-feira, 21, contrasta com a campanha por mais segurança no trânsito. A moto foi prensada por uma Van escolar ao parar atrás de uma caminhonete na chegada à rotatória da Praça Fernando Jacob na Avenida Expedicionários Brasileiros. Uma mulher de 59 anos, que pilotava a moto, ficou gravemente ferida, com fratura exposta e do fêmur. A Polícia investiga as causas do acidente.

Positivo

A tragédia familiar registrada no final de semana nas águas do Rio Grande em Ouroeste reforça o alerta para as famílias que buscam rios para o lazer e refresco no calorão. Mas, o perigo pode estar em casa, na piscina ou num recipiente com água de acesso fácil para as crianças, especialmente as mais pequenas. O Sargento Cássio Bindela, do Corpo de Bombeiros, lembra que a segurança da criança a beira da piscina ou de rio é o adulto e ele não pode descuidar. No barco, para pescar ou passeio, o colete salva-vidas é item indispensável.

Negativo

A Secretaria de Saúde acaba de lançar o projeto “Help”, de acolhimento de vítimas de violência sexual. Entre 2019 e 2022, foram registrados 25 casos em Fernandópolis. Por meio de uma parceria entre a UPA e o SAMU o projeto tem como objetivo oferecer um trabalho com equipes multiprofissionais articuladas e alinhadas a serviços das redes de atenção à saúde e de proteção social. Ao chegar na UPA para atendimento, é acionado o ‘Código Lilás’, para o atendimento sigiloso da vítima e realizado o atendimento e tratamento das condições médicas de emergência.

Claudemir Cabreira

Jornalista.