Direto da Redação

Direto da Redação: Cassação de cinco vereadores é suspensa por liminar



Direto da Redação: Cassação de cinco vereadores é suspensa por liminar

A política em Macedônia, cidade de comarca de Fernandópolis, está em ebulição. A marcação da sessão da Câmara e convocação de suplentes para cassação de cinco vereadores, incluindo a presidente da Câmara, agitou a cidade.
Mas, uma liminar concedida pelo juiz Heitor Katsumi Miura suspendeu a sessão convocada para esta sexta-feira, 4, que votaria o pedido de cassação de cinco dos nove vereadores da Câmara de Macedônia. O pedido de suspensão foi impetrado pela defesa dos vereadores denunciados no processo de cassação.
Estão na lista dos “cassáveis” em Macedônia a bancada inteira do PTB a saber: a presidente Mônica Vieira dos Santos e os vereadores Gustavo Rogério Ribeiro da Silva, Monique Silva Hiraki, Valtemir Marques de Toledo e Abílio José Marques. 
O relatório da CEI - Comissão Especial de Inquérito – é pela procedência da acusação e pela cassação dos cinco vereadores todos filiados ao PTB.
A denúncia que gerou a constituição da CEI é de que a presidente da Câmara teria usado recurso público para pagamento de advogado que atuou na defesa dela e dos demais vereadores denunciados que figuram em processo como polo passivo da ação. A CEI foi composta pelos vereadores Neide Oliveira Saves, Rodrigo Marcomini, e Paulo Martineli.
O edital de convocação da sessão, da defesa dos acusados e os vereadores suplentes já tinha sido publicado, mas poucos momentos antes da abertura dos trabalhos, a sessão foi suspensa por liminar. Agora, as partes devem se manifestar para que o juiz Heitor Miura decida o mérito da ação.

Bate pronto


  FIM DO RECESSO - A Câmara Municipal de Fernandópolis encerra na terça-feira o recesso de fim de ano com a realização da primeira sessão ordinária do ano. E os vereadores já deverão votar projeto com dispensa de formalidades. O prefeito encaminhou ao legislativo projeto reajustando o Bolsa Auxílio Desemprego da Frente de Trabalho em 12%, seguindo o percentual concedido aos servidores da ativa e aposentados.

  VOTO NA CABRA – O pré-candidato a presidente pelo Podemos, ex-juiz da Lava Jato, Sérgio Moro passou três dias em São José do Rio Preto. Na entrevista ao jornal Diário da Região, disse que se no segundo turno obrarem apenas Lula e Bolsonaro prefere votar numa cabra. Segundo Moro, o Brasil está brincando com o abismo diante da polarização entre os dois candidatos extremos.

FOTO DA SEMANA

FOTO DA SEMANA

Apesar da pandemia e da chuvarada que atinge a região desde sexta-feira passada, a 57ª edição da Festa de São Sebastião foi bonita de se ver. Manifestação de fé e devoção em todo o percurso da cavalgada que percorreu as principais ruas e avenidas da cidade. A festa organizada pela Paróquia Santa Rita de Cassia ainda teve missa, almoço no sistema drive thru e leilão geral.

Positivo

Laboratório itinerante do Instituto Butantan, conhecido como LabMóvel, irá acelerar o diagnóstico de exames de Covid-19, sequenciar e mapear o vírus SARS-CoV-2 e as variantes que circulam na região. O laboratório começa a funcionar no dia 7 de fevereiro em Mirassol. Além de Mirassol, serão analisados os exames enviados pelas cidades de Fernandópolis, Tanabi, Bálsamo, Bady Bassitt, Guapiaçu e Pindorama. O equipamento tecnológico vai possibilitar o diagnóstico da doença em até 24h. Todo o processo para análise das variantes dura de 10 a 12 dias.

Negativo

A polêmica do portão de entrada e saída de alunos na Escola Prof. Ivonete Amaral da Silva Rosa confirma uma prática comum no serviço público de maneira geral. Muitas ações são desenvolvidas sem que se avalie o impacto ambiental da medida. No caso, a escola ampliou salas e fechou o portão que dava para a Praça São Bernardo na Rua Nossa Senhora de Santana e decidiu muda-lo para a rua São Luiz. Resultado: a medida desagradou os pais e os vizinhos da escola que passaram a conviver com um problemão. Nem a gambiarra no trânsito aliviou o transtorno.

Claudemir Cabreira

Jornalista.