Direto da Redação

Direto da Redação: Eleitor não colocará digital nas urnas



Direto da Redação: Eleitor não colocará digital nas urnas

Fernandópolis tem 45.965 eleitores com biometria registrada. Eles iriam inaugurar este ano o modelo da identificação biométrica. Só que apareceu a pandemia do coronavírus e o Tribunal Superior Eleitoral acaba de bater o martelo e cancelar o uso da biometria para identificação dos eleitores nas eleições de 15 de novembro.
A decisão tomada pelo presidente do TSE, Luis Roberto Barroso levou em conta a consultoria sanitária que orienta na organização segura das eleições. 
Para decidir excluir a biometria, médicos e técnicos consideraram dois fatores: a identificação pela digital pode aumentar as possibilidades de infecção, já que o leitor não pode ser higienizado com frequência; e aumenta as aglomerações, uma vez que a votação com biometria é mais demorada do que a votação com assinatura no caderno de votações. Muitos eleitores têm dificuldade com a leitura das digitais, o que aumenta o risco de formar filas. A questão deverá ser incluída nas resoluções das Eleições 2020 e levada a referendo do plenário do TSE após o recesso do Judiciário.
Ficou definido também que a cartilha de recomendação sanitária para o dia da eleição levará em conta cuidados para: eleitores (com regras diferenciadas para os que têm necessidades especiais); mesários; fiscais de partido; higienização do espaço físico das seções, entre outras medidas.
A pandemia também levou o TSE a suspender o cancelamento dos títulos dos eleitores que não participaram da campanha da biometria. Como Fernandópolis era uma das cidades em que a biometria era obrigatória, 8,8 mil eleitores estavam na lista do cancelamento. Eles poderão votar, mas após as eleições voltam a condição anterior de cancelamento do título. Somando os eleitores com biometria e sem biometria, Fernandópolis tem hoje 53.849.

Bate Pronto

Bate Pronto

PAZ REPUBLICANA? – O pré-candidato a prefeito pelo Republicanos, Renato Colombano, publicou esta semana nas redes sociais o encontro que teve com Adélia Menezes. O texto e a foto explicam o encontro. “Recebi em nossa empresa minha amiga republicana e ex-dirigente de ensino, Adélia Menezes. Tivemos uma longa conversa onde a união pelo bem de Fernandópolis prevaleceu”. Colombano e Adélia disputaram a pré-candidatura no Republicanos e a ex-dirigente chegou até declarar apoio ao candidato do PTB Henri Dias. Em entrevista à Rádio Difusora, o empresário disse que pacificar o Republicanos era sua meta.

CONVOCAÇÃO ONLINE - Os mesários já estão sendo convocados pelos cartórios eleitorais paulistas por e-mail e por aplicativo de mensagem instantânea WhatsApp, novidade das eleições municipais de 2020. Os cartórios têm até o dia 16 de setembro, para convocar os cidadãos que atuarão como membros de mesas receptoras de votos e de apoio logístico para o primeiro e segundo turnos, onde houver. Para ser válida a convocação on-line, o destinatário deve confirmar de forma expressa o recebimento da mensagem em até três dias úteis. O procedimento será realizado por cada cartório eleitoral, por meio de perfis institucionais criados pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo. Em Fernandópolis devem ser convocados cerca de 880 mesários.

    GASTO COM SERVIDORES – O Tribunal de Contas do Estado colocou uma lupa sobre as contas das prefeituras em ano de eleições, principalmente no que se refere a gasto com servidores. Das 644 administrações fiscalizadas pelo TCE, 554 delas – um percentual de 86% – apresentaram um quadro que indica comprometimento na gestão orçamentária. Nos primeiros quatro meses do ano, mais da metade dos municípios paulistas (325) apresentaram gastos excessivos com pessoal frente ao teto previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal. O prefeito de Fernandópolis recebeu dois alertas: o gasto com a folha de salário atingiu 53,17% e outro por conta do inciso V, ou seja, apresentar indícios de comprometimento da gestão orçamentária. Neste item, Fernandópolis é acompanhada por outras 553 prefeituras.

Claudemir Cabreira

Jornalista.