Direto da Redação

Direto da Redação: Eleitorado jovem cresce 130% em Fernandópolis



Turbinada nas redes sociais a campanha “Bora Votar” do TSE – Tribunal Superior Eleitoral – produziu resultado. O número de jovens de 16 e 17 anos que vão as urnas em Fernandópolis cresceu 130%, comparado a dados de janeiro. 
Levantamento feito por CIDADÃO revela que adolescentes entre 16 e 17 anos somavam 160 eleitores em janeiro. Deste total, 41 eram eleitores de 16 anos e 119 estavam com 17 anos. Já em abril deste ano, Fernandópolis atingiu 369 eleitores com estas idades, quase o triplo da verificada três meses antes. São 212 novas eleitoras e 157 eleitores.
O total de eleitores de 16 anos passou para 130, aumento de 217%, enquanto a somatória de votantes de 17 anos foi a 239. Mas, esse número pode aumentar, já que não foram computados ainda os eleitores que fizeram o alistamento até o dia 4 de maio. De acordo com o Chefe do Cartório Alexandre Teixeira, pelo menos 400 títulos estão em processamento e devem aparecer no relatório de maio que será fechado no dia 31.
O Brasil teve um incremento de um milhão e meio de eleitores no mês de abril quando comparado a março de 2022. Segundo as estatísticas eleitorais por sexo e faixa etária divulgadas na página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em 30 de abril, o país contava com 149.836.269 eleitores, sendo 79.224.596 mulheres e outros 78.444.900 homens.
No caso de Fernandópolis, o total de eleitores em 30 de abril chegou a 47.315, ou seja, 903 eleitores a mais na comparação com 31 de janeiro. São 25.379 mulheres e 21.936 homens 
Embora represente 0,7% do eleitorado geral do município, a atuação dos mais novos na política possui efeito potencializador nas redes sociais onde possuem facilidade na produção de conteúdos e em engajamento. Ganha o candidato que conseguir melhor dialogar com esse grupo, até para estimula-los a ir votar, já que nesta faixa etária, o voto é facultativo.

Bate pronto

Bate pronto

  CANCELOU, DE NOVO - O pré-candidato ao governo de São Paulo, Fernando Haddad (PT), cancelou a visita que faria a Fernandópolis nesta sexta-feira, 13. Motivo: o pré-candidato foi acometido por uma crise renal e precisou suspender a agenda da semana. O ex-ministro da Educação e ex-prefeito da capital paulista participaria de uma plenária do PT da Macro Noroeste Paulista e visitaria também outras cidades da região, como Jales, Santa Fé do Sul e Votuporanga. Foi a segunda visita cancelada à nossa região.

  MARATONA – Os pré-candidatos a deputado estão desenvolvendo uma verdadeira maratona de visitas pelo interior. Na quinta-feira, quem esteve em Fernandópolis foi o delegado de polícia Hélio Bressan (foto), que tem mais de 500 mil seguidores no Instagram. Ele veio fazer contatos com amigos e aproveitou para uma entrevista na Rádio Difusora FM. Filiado ao PSD, seu nome estará nas urnas de outubro, como candidato a deputado estadual.

FOTO DA SEMANA

FOTO DA SEMANA

A chegada da força de trabalho através do processo seletivo emergencial possibilitou a prefeitura montar uma força tarefa para limpar a cidade a poucos dias do aniversário. A imagem mostra uma das equipes trabalhando na Avenida Raul Gonçalves Junior, enquanto outras estavam espalhadas pelo centro da cidade.

Positivo

Em tempos de inflação, a atitude de restaurante da cidade é digna de registro positivo. A empresária Alessandra, dona do estabelecimento “Comida de Boteco” localizado no Bairro Universitário resolveu criar um projeto social para vender marmitas a um preço simbólico e ajudar a comunidade a economizar na compra da cesta básica. Por cinco reais disponibiliza marmitas com arroz, feijão, refogado e mistura. O serviço é oferecido diariamente, de segunda a sábado, das 10 às 14 horas. O estabelecimento fica na na Avenida Eládia Esser, 574.

Negativo

Maio Amarelo de prevenção a acidentes de trânsito traz um alerta: de janeiro a março, foram 80 mortes no trânsito regional e 685 acidentes, média de oito por dia. Os dados são do Sistema de Informações Gerenciais de acidentes de trânsito do Estado de São Paulo (Infosiga) apontam que, Excesso de velocidade, embriaguez ao volante, uso do celular e desrespeito às normas de trânsito são apontados como as principais causas dos acidentes. Na última semana, Fernandópolis registrou duas mortes por acidentes de trânsito na área urbana.

Claudemir Cabreira

Jornalista.