Direto da Redação

Direto da Redação: Elektro e Vivo testam a paciência da população



Elektro e Vivo andam testando a paciência dos fernandopolenses. A semana que está terminando, as concessionárias de energia elétrica, telefonia e internet, foram alvo de protestos. Tudo por conta da qualidade dos serviços disponibilizados à população. 
Comecemos pela Elektro. Moradores reclamam dos piques de energia sistemáticos que atingem a cidade há vários dias. Esta semana, condôminos do edifício comercial Atlantis, no centro da cidade, ficaram por quase três horas sem energia. A Rádio Difusora e a Jornal FM, com estúdios no prédio, ficaram fora do ar. Neste dia, terça-feira, 8, até o Corpo de Bombeiros foi chamado para apagar labaredas que derretiam a fiação e ameaçava o transformador.
Quinta-feira, à tarde, foram mais dois piques de energia. Um durou cerca de 20 minutos e outro menos de cinco. A sucessão de cortes de energia tem gerado reclamação de moradores, empresários e comerciantes. No final de semana prolongado, não foi diferente. Em vários períodos houve piques de energia. A sucessão de eventos tem causado protestos dos consumidores. “Pagamos caro por um serviço de baixa qualidade”, postou internauta. 
Questionada, a Elektro enviou nota ao CIDADÃO para informar que os piques ocorrem devido a transferência de cargas após a realização de serviços de melhorias e reforços no sistema elétrico da região. “Estes piques foram necessários para que todo o sistema da região fosse transferido para o novo sistema, composto por redes de distribuição e subestação, onde irá proporcionar a partir de agora uma maior confiabilidade, qualidade e continuidade no sistema elétrico da cidade de Fernandópolis”, acrescenta a nota.
E a Vivo? Memes nas redes sociais usam a analogia de morte, como crítica ácida, em referência à operadora de telefonia e internet. A queda sistemática do sinal da operadora levou o vereador Cidinho do Paraíso a enviar um ofício para a Vivo cobrando melhorias no sistema que anda deixando os fernandopolenses na mão. Questionada por CIDADÃO, a operadora enviou a seguinte nota:  “A Vivo informa que alguns clientes de Fernandópolis e cidades próximas a região podem ter encontrado dificuldades ao utilizar os serviços de telefonia móvel, telefonia fixa, dados e banda larga, devido a rompimento de cabo ótico que atendem as localidades. Os serviços já foram regularizados. A empresa ressalta ainda que a população pode entrar em contato para informar sobre irregularidades na rede através do nosso site www.vivo.com.br, além dos canais oficiais no Facebook e Twitter”.

Bate Pronto

SEM MUDANÇA – A região avançou para a fase amarela, com ampliação da flexibilização, mas o legislativo de Fernandópolis preferiu manter as medidas de segurança adotadas em meio a pandemia. As sessões no Palácio 22 de Maio Prefeito Edison Rolim vão continuar ocorrendo a partir das 12 horas, sem público externo. A propósito: na terça-feira, a Câmara realiza a última sessão ordinária de setembro. Depois, um minirecesso de 20 dias até a primeira sessão de outubro, no dia 6.

  ATENDIMENTO REMOTO - O atendimento ao público continua sendo realizado de forma remota nos cartórios eleitorais. Caso seja necessário o atendimento presencial, excepcionalmente ele será realizado das 13h às 17h, mediante prévio agendamento. O contato com o cartório eleitoral pode ser feito pelo e-mail ze150@tre-sp.jus.br. Mas, pelo aplicativo e-Título o eleitor encontra informações sobre sua situação cadastral, zona eleitoral e seção em que vota, possibilitando, ainda, a emissão das certidões de Quitação Eleitoral e de Crimes Eleitorais.
 

FOTO DA SEMANA

FOTO DA SEMANA

Região enfrenta onda de calor, seca e baixa umidade relativa do ar. A Defesa Civil divulgou alerta para situação crítica na região. Temperatura máxima deve chegar a 40 graus e umidade relativa do ar tem ficado abaixo de 15%. A secura contribui para uma cena que se repete diariamente: as queimadas. A foto acima é de manhã desta sexta-feira, 11, divulgada pela Defesa Civil de queimada na região do Parque Universitário, que atingiu área de preservação ambiental. Bombeiros e brigadistas tiveram muito trabalho para conter o fogo que se alastrou rapidamente.

Positivo

Positivo

O auxílio emergencial pago pelo governo para amenizar o impacto negativo da pandemia do coronavírus na economia, tem sido a salvação da lavoura para o comércio. O benefício já injetou na economia de Fernandópolis R$ 33,1 milhões pagos a 18.712 fernandopolenses. Isso representa 26.9% da população. Somadas as cidades de Rio Preto, Votuporanga, Fernandópolis e Jales, o valor transferido ultrapassa a marca de R$ 300 milhões. Esse valor é maior que o orçamento anual de Fernandópolis, o que mostra o impacto positivo da medida para a região.

Negativo

Fernandópolis fez parte da triste estatística de afogamentos registrados no Estado de São Paulo durante o último final de semana prolongado pelo feriado de 7 de setembro. Com o calor, milhares de pessoas buscaram praias, lagoas e áreas ribeirinhas em todo o Estado. Foram dois casos de afogamento na região. Weber Pereira Rodrigues da Silva, 28 anos, de Fernandópolis foi uma das vítimas. Ele se afogou na prainha Águas Claras de Santa Fé após cair do jet-ski, causando tristeza e comoção na comunidade evangélica que atuava na cidade.

Claudemir Cabreira

Jornalista.