Direto da Redação

Direto da Redação: Enfim, Rodrigo é governador



Direto da Redação: Enfim, Rodrigo é governador

O presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, deputado Carlão Pignatari, deu posse ao novo governador do Estado, Rodrigo Garcia, em cerimônia realizada na manhã desta sexta-feira, 1º, na unidade do Bom Prato, em Paraisópolis, zona sul da capital paulista. O termo de posse foi assinado após ambos tomarem café da manhã juntos com a população. O novo governador Rodrigo Garcia é da região e casado com uma fernandopolense. 
“O dia começou no Bom Prato de Paraisópolis, onde dei posse ao novo governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, um jovem homem público, porém com experiência e capacidade administrativa para liderar nosso Estado e fazer uma grande gestão”, disse Carlão Pignatari.
Rodrigo Garcia tomou posse após o então governador João Doria comunicar a Alesp de que renunciou ao cargo para concorrer à Presidência da República nas eleições de outubro. A decisão atende às regras da legislação eleitoral e vale para todos os governadores. O ofício foi protocolado na Assembleia Legislativa paulista na tarde desta quinta-feira, 31.
Rodrigo Garcia explicou o motivo de tomar posse no Bom Prato de Paraisópolis. “Vim no Bom Prato de Paraisópolis não só para tomar café da manhã com as pessoas, mas também para assinar minha posse oficialmente. Escolhi essa unidade porque ela tem um significado muito importante. Há 10 anos, como secretário da Assistência Social de São Paulo, eu tive a alegria de poder idealizar e inaugurar esse restaurante. Programa conhecido por todos os paulistas, que ajuda e matar a fome de muita gente”, disse Garcia.
Até a assinatura da posse ontem, o ninho tucano viveu momentos de alvoroço com o anuncio de Doria que havia desistido da corrida presidencial colocando em xeque a candidatura de Rodrigo Garcia ao Palácio dos Bandeirantes. A paz foi selada no final da tarde diante de 619 prefeitos no Palácio dos Bandeirantes, quando Doria voltou atrás, renunciou ao cargo de governador e que segue, por enquanto, na corrida presidencial. 
A saída de Doria do Palácio dos Bandeirantes era crucial na estratégia de Garcia para se viabilizar como candidato, num cenário eleitoral com dois candidatos despontando: Fernando Haddad (PT) e Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Governador Rodrigo Garcia ao lado do prefeito André Pessuto no primeiro ato de governo depois da posse em Rio Preto

Bate pronto


  DE LONGE – O prefeito André Pessuto não estava entre os 619 prefeitos que acompanharam no Palácio dos Bandeirantes no final da tarde de quinta-feira o anuncio do então governador João Doria de que iria renunciar ao cargo de governador e seguir na corrida presidencial. Pessuto acompanhou tudo pela internet do seu gabinete no Paço Municipal aliviado. A ausência de Pessuto foi justificada pela assessoria pelo fato dele ter estado no Palácio na terça-feira.  Ontem, 1º, Pessuto marcou presença na visita de Rodrigo Garcia, agora governador, em Rio Preto.  Foi convidado pelo governador a ficar ao seu lado no palco durante o ato de entrega das viaturas para a Polícia Militar, incluindo cinco delas para Fernandópolis.

  É FERNANDOPOLENSE –  Com Rodrigo Garcia assumindo o posto de governador, uma fernandopolense assume o posto de Primeira Dama do Estado.  Luciana, esposa do governador, é filha do empresário Ascolo Martins, fundador da Pelmex, que iniciou sua vida empresarial em Fernandópolis. Ela nasceu em Fernandópolis antes da família transferir para Rio Preto em 1974.

FOTO DA SEMANA

FOTO DA SEMANA

Trecho da Rua Guilherme Bim ao lado da Praça Carlos Barozzi na Brasilândia, que está no pacote de vias que devem ser recapeadas pela prefeitura. A licitação no valor de R$ 698 mil terá abertura de propostas no dia 12. Além dessa via, o pacote inclui vias dos bairros Eldorado, Brasília, Paulista e Brasilândia.

Positivo

A conquista dos alunos Gabriel Siqueira do Espírito Santo, Gabriel Vicente Fernandes e Gustavo Pereira Donadon Dutra da Etec Prof. Armando José Farinazzo, de Fernandópolis. Eles conquistaram o quarto lugar na categoria Engenharia na 20ª edição da Febrace - Feira Brasileira de Ciências e Engenharia. O grupo criou um projeto de reflorestamento com o uso drone, que transporta cápsulas feitas de amido contendo terra e sementes. O trabalho foi orientado pelo professor Gustavo Tadeu Moretti de Souza, e coorientação de Fernando Landim.

Negativo

Uma foto distribuída esta semana pela prefeitura mostra um flagrante de um homem em Fernandópolis realizando perfurações em troncos, procedimento visando à aplicação futura de produtos químicos para eliminar as árvores. A secretaria do Meio Ambiente confirmou o dano ambiental e aplicou a multa no valor de R$ 1.050,00 ao morador infrator. O secretário do Meio Ambiente Luis Vanzela aproveitou para pedir ajuda da população para mais denúncias também por descarte de entulho e lixo em terrenos, como também por colocar fogo em matagal.

Claudemir Cabreira

Jornalista.