Direto da Redação

Direto da Redação - Entrega das casas populares em contagem regressiva



Direto da Redação - Entrega das casas populares em contagem regressiva

A longa espera pela realização do sonho da casa própria pode estar perto do fim. No último sábado, com cartazes em mãos eles foram no evento político que contou com a presença do vice-governador Rodrigo Garcia para cobrar a entrega das casas. Foi Rodrigo Garcia, então Secretário da Habitação que anunciou em 2016 em evento na sede da OAB, a liberação das casas da CDHU para atender 219 famílias. Pessuto era presidente da Câmara. O sorteio das casas em evento no Estádio ocorreu em dezembro de 2019.
As casas estão praticamente prontas e já começam a sofrer com o vandalismo, conforme denunciaram recentemente os vereadores João Garcia Filho e Pastorzão Claudenilson.
Na quarta-feira, 28, o prefeito André Pessuto anunciou, durante entrevista na Rádio Difusora que está próximo a data de entrega das chaves das 219 casas populares às famílias habilitadas.
“A previsão que a gente tem da CDHU e da Caixa Econômica Federal é que na semana que vem, entre segunda e quarta-feira, deveremos publicar o resultado final de quem realmente vai ficar com as casas e já definir uma data de sorteio do endereço das moradias para os mutuários e entregar as chaves”, disse Pessuto. “Essa demora não é da prefeitura, nem da CDHU ou da Caixa, mas sim de um processo burocrático que envolve a distribuição das casas. São prazo legais que temos que respeitar. Algumas pessoas estavam com problemas de documentação”, acrescentou.
Os sorteios de endereços das moradias são online para evitar aglomeração das famílias por conta da pandemia. De acordo com a CDHU, a escolha de endereço é importante para definir o imóvel em que cada família vai ocupar no conjunto habitacional e, posteriormente, fazer a emissão e assinatura dos contratos de financiamento. Fim da espera? É que as famílias esperam...

Bate pronto

Bate pronto

CORRENTE DA VITÓRIA – O vice-governador Rodrigo Garcia cumpriu extensa agenda na região no último fim de semana acompanhado do staf tucano. Um verdadeiro rolo compressor denominado de “Corrente da Vitória” pró Doria e Rodrigo para 2022. O partido realizará prévias em setembro. O evento em Rio Preto reuniu 31 cidades pró-Dória. Em Fernandópolis, evento mais aberto, o protocolo anunciou a presença de 21 prefeitos.

ELA É FERNANDOPOLENSE – Na passagem por Fernandópolis, o vice-governador Rodrigo Garcia fez questão de anunciar que sua esposa Luciana, que o acompanhava no evento, é fernandopolense. Na sua fala explicou: Luciana é filha do empresário Ascolo Martins, fundador da Pelmex, que iniciou sua vida empresarial em Fernandópolis. Ela nasceu em Fernandópolis antes da família se transferir com a empresa para Rio Preto em 1974. Ascolo morreu em maio de 2020 aos 84 anos.

FOTO DA SEMANA

FOTO DA SEMANA


A chaminé do Tanino, que fazia parte do cenário urbano de Fernandópolis há mais de meio século, não existe mais. Ela foi derrubada na noite de quarta-feira, 28, provavelmente para dar lugar a algum projeto imobiliário na área onde funcionava a Quebracho Marruco, uma das poucas indústrias de tanino do mundo que extraia pigmentos da madeira para produção de tinta para tingimento de roupas e que foi desativada há mais de 30 anos. Chegou-se a empreender movimento para preservação da chaminé, sem sucesso.  Agora, só em fotos, no caso, o antes e o depois.

Positivo


A chegada de uma terceira onda de frio do inverno nesta semana levou a prefeitura de Fernandópolis, através da Secretaria de Assistência Social, em parceria com a igreja, adotar medidas para proteção de moradores em situação de rua. Um abrigo foi instalado no Centro Pastoral da Aparecida para acolher as pessoas durante o período de frio intenso, incluindo até mesmo os animais, com fornecimento de alimentação (café da manhã e jantar) e kit de higiene. O local recebeu nos últimos dias cerca de 10 pessoas. O abrigo vai funcionar até a onda de frio passar.

 

Negativo


A Federação Brasileira de Bancos emitiu alerta para os golpes frequentes que estão sendo aplicados por estelionatários: o golpe do falso funcionário do banco; phishing, que são aquelas mensagens e e-mails falsos que induzem o usuário a clicar em links suspeitos; golpe do falso motoboy, em que o cliente recebe uma ligação informando que o cartão teria sido clonado e, para cancelar, teria que entregá-lo ao motoboy;  golpe do WhatsApp, em que os criminosos descobrem o número do celular e o nome da vítima para clonar a conta, entre outros. Na dúvida, procure o banco.

 

Claudemir Cabreira

Jornalista.